Ser professor – divina escolha, árdua tarefa

Ser professor é mesmo uma missão – e abençoada. Requer dedicação, carinho e atenção aos alunos, alinhados em harmonia à devoção ao mister. O objetivo desta nobre profissão é edificar o futuro de todo e qualquer país, preparar profundas e sólidas bases – na verdade, ‘alicerces‘ para a construção, tijolo por tijolo, do aprendizado que fará desabrochar das mentes e das almas de cada aluno o que de melhor nele houver. Todos os existentes horizontes sensíveis e tácteis deverão ser descortinados à sua frente pelo professor (que seja também ‘mestre‘!), pois deverá ensinar-lhe não só as matérias do currículo, mas tudo o mais que lhe puder preparar para vida e, principalmente expandir seu ser como criatura.

Governos que não aceitam essa realidade – estão a desrespeitar o fundamento primacial do progresso: a EDUCAÇÃO. Para os mal intencionados – é o que pretendem: um povo ignorante,que não questiona, tudo aceita e é ‘tangido como gado’.

NOTA:

Informo-lhes que quando eu lecionava, tinha que trabalhar durante 3 turnos, para perceber um salário APENAS razoável. E para que isso ocorresse, tinha que adentrar a madrugada, pois havia o preparo das aulas a serem dadas, corrigir deveres,estudar… Verificar, por vezes, o motivo de alguns alunos não estarem acompanhando bem o que ensinava – poderia ser minha a falha – se fosse, teria que mudar de método, esforçar-me mais… Afinal, eram tão jovens… vidas que se iniciavam e, sob importante aspecto, se encontravam sob minha responsabilidade…

E tudo isso, eu fazia por amor.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque Rio de Janeiro, 07 de Março de 2013.