COMO RECONSTRUIR UM GRANDE AMOR

Tenho observado que muitos relacionamentos vêm fracassando. Várias são as causas que levam a isso. Mas saibam que existem possibilidades de RECONSTRUÇÃO. Desde que exista BOA VONTADE. Pode-se, na verdade, alcançar amor em plenitude. Mas, para isso, é necessário que se reflita sobre alguns detalhes que às vezes nos passam desapercebidos. Vejamos.

Observe o que acontece na vida de muitos casais. Aos poucos, a rotina vai se infiltrando, as dificuldades do dia a dia vão se avolumando. Os dias vão se tornando iguais. Os casais se afogam em desavenças, dificuldades orçamentárias, distanciamento, falta de tempo de um para o outro. Na maioria dos casos inexiste o diálogo. Marido e mulher quase não conversam sobre a vida, sobre os desafios, não se comunicam, não demonstram, no dia a dia, gestos de amor e de solidariedade. Não se apoiam, não buscam enfrentar os desafios de maneira participativa. Costuma haver egoísmo, competição, falta de cumplicidade e de companheirismo. Às vezes se compete até pelos filhos. E, muitas vezes, descuida-se também do diálogo com eles. E cada um se isola em seu canto, muitas vezes exilados em mundos virtuais, bem distantes de uma realidade palpável. Convivem de maneira casual, dividem o espaço, mas não compartilham sentimentos. Cada um por si.

Esquece-se que o amor se assemelha a uma planta, a uma frágil flor que precisa ser regada todos os dias. Ser banhada nas águas da atenção, do carinho, da ternura, da admiração, da troca e do respeito mútuo.

A grande maioria dos casais pode até saber disso, mas, mesmo assim, acaba se descuidando. E aí, depois que a rotina se instala, o relacionamento desmorona. Os casais se deixam enredar nas dificuldades. Não conseguem sair do círculo de giz da mesmice, da desatenção e da falta de carinho de um para com o outro.

A maioria dos relacionamentos passa por isso, em maior ou menor grau. E depois que o mal está feito as coisas se tornam mais difíceis. É como reconstruir uma casa por sobre destroços. É um monturo só de coisas que já não mais prestam. Ali, amontoados, vaidade, egoísmo, arrogância, traição, desconfiança, competição, mentira, incomunicação... DESAMOR.

Nada disso pode ser aproveitado. Há que se passar um trator por cima e limpar toda a área. Limpar o terreno. E começar, tijolo por tijolo, a erguer nova casa, em novas bases, mais sólidas. Com tijolos velhos não se faz casa nova.

Então, o que se há de fazer? Analisar, refletir sobre tudo o que aconteceu. Ver onde foi que cada um errou. Admitir os erros. Pedir perdão. Não ficar jogando a culpa toda pra cima do outro. É preciso que se tenha a coragem de cortar na própria carne. NÃO EXISTE UM SÓ CULPADO. Ambos são RESPONSÁVEIS por tudo o que vinha acontecendo. E só os DOIS, de comum acordo, poderão reparar os ESTRAGOS que fizeram no relacionamento. Se tiverem a boa vontade e a humildade para reconhecer isso.

Não se pode ficar remoendo o passado. Analise, reflita, perceba o erro. E parta para a correção. E cada um assuma o COMPROMISSO de, pelo menos, não cometer os mesmos erros. Agora, têm que haver entendimento, discernimento, sabedoria, para trilhar novos caminhos. Assumir novas atitudes que possam contribuir para o crescimento da relação. Ela precisa ser RENOVADA pelos ventos da esperança, da confiança e da solidariedade. É preciso haver CUMPLICIDADE e companheirismo. E isso só acontece se houver mesmo BOA VONTADE.

É preciso que ambos queiram RECONSTRUIR. Não basta um só lado querer. Eu sempre repito à exaustão: AMOR É RUA DE MÃO DUPLA. Grave bem isso. O amor tem que fluir em ambas as direções, de um para o outro e vice-versa. Amor unilateral é ilusão, é fantasia. A plenitude do amor se alcança na entrega que cada um faz ao outro do melhor de si.

Um dos grandes erros reside na crítica, no julgamento e na condenação que um faz ao outro. Geralmente alguém fica sempre querendo parecer como sendo o melhor. E começa a apontar os defeitos, a destacar apenas o que acha de errado. Há que haver uma mudança de foco. Garimpar qualidades é melhor que ficar apontando defeitos. É aquela velha história, aquele sábio ensinamento do Mestre dos Mestres: a pedra só pode ser atirada por quem estiver livre de qualquer mácula.

Com acusações de lado a lado não se avança. Pelo contrário, retrocede-se a um campo fértil para a instalação da desarmonia. Cada componente do casal precisa ter a humildade para assumir os próprios erros. E ter a coragem de pedir perdão e assumir um compromisso de, pelo menos, não cometer os mesmos e velhos erros de sempre, como já foi dito.

Um relacionamento sadio se constrói à base da confiança recíproca. A mentira tem que ser banida para longe. A verdade, a sinceridade e a transparência têm que estar presentes no dia a dia, em todos os gestos, em cada palavra, em cada atitude.

É preciso, sempre, que se ABRA UM CANAL DE DIÁLOGO. E ele tem que ser permanente. Casais que conversam, que trocam idéias, que riem juntos, que são cúmplices nas pequenas coisas têm mais chances de acertar e de obter sucesso diante de grandes desafios. Construam programações de lazer, desenvolvam atividades prazerosas para todos, seja uma viagem, um passeio ou até mesmo uma simples caminhada. Casal e filhos. Todos. A família precisa ter a sabedoria de desfrutar, de compartilhar e construir momentos de alegria conjunta.

Quando há qualquer dificuldade no relacionamento, o casal precisa buscar sempre o entendimento, a tolerância. Mas também o respeito. Não se pode dar lugar à permissividade, ao descuido, à desatenção. E jamais deixe que a rotina se instale e se infiltre no seu dia a dia. Para evitar isso, é preciso estar atento. Atenção é fundamental. É preciso que o casal saiba se reinventar a cada momento, buscando novas maneiras de construir uma felicidade que é fruto da DEDICAÇÃO DE UM AO OUTRO. Dedicação, respeito e admiração.

Tudo isso significa a prática de um amor que será cada vez mais forte. E que perdurará por muito tempo. Busque aquele amor que possa transcender o tempo. Amor não é um objeto descartável. Amor tem que ter sempre um sabor de ETERNIDADE.

_________________________________

Obs.: Com este ensaio dou continuidade a uma série da qual fazem parte os textos:

COMO CONQUISTAR UMA MULHER DEFINITIVAMENTE;

COMO RECONQUISTAR UM AMOR PERDIDO,

dentre outros.

Não há receitas. Aqui são apenas reflexões. Cada um precisa ter humildade e sabedoria para encontrar o seu próprio caminho e, assim, construir ou RECONSTRUIR um relacionamento sadio.

José de Castro
Enviado por José de Castro em 13/03/2013
Reeditado em 13/03/2013
Código do texto: T4185643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.