CULTURA NA BAHIA I

CULTURA NO SUDOESTE DA BAHIA I

A região sudoeste do Estado da Bahia é, por assim dizer, muito rica nas atividades que se relacionam aos aspectos sócios-culturais.

VITÓRIA DA CONQUISTA

Aqui em Vitória da Conquista, apesar de totalmente desassistidos pelo poder público nunicipal, existem ainda, cerca de uma dezena de grupos de ternos de reis, que atuam nos bairros mais humildes e na periferia nos finais de dezembro até o dia 6 de janeiro, comemorando o nascimento de Cristo (Natal) e a visita dos três reis magos á manjedoura.

Grupos de "quadrilhas" juninas são tradicionais em Vitória da Conquista, assim como os folguedos juninos, mormente na zona rural.

No calendário das festividades conquistenses, incluem-se a festa da padroeira - Nossa Senhora das Vitórias, a festa comemorativa da emancipação política do município, a 9 de novembro e o 7 de Setembro, dia da nossa independência.

Além das festas tradicionais, comemora-se a Micareta, em data móvel, que ocorre no mês de abril. Esta festa popular tem 10 anos de implantação e vem ganhando corpo a cada ano, colocando-se entre as primeiras da Bahia.

Entre 1984 e 1999 realizamos dez edições do Festival de Inverno da Bahia; evento multi-linguágem que trazia para Conquista centenas de artistas de várias regiões da Bahia e de outros estados. Por falta de incentivos, o FIB foi realizado em 1999, encerrando-se aí um grande ciclo de desenvolvimento das nossas artes.

A cidade dispõe de um bom teatro e anfi-teatro no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, além de auditórios devidamente equipados e casas de shows de médio e grande portes.

No setor educacional a cidade é referência no ensino superior com cinco universidades, sendo uma pública estadual (UESB) e quatro particulares: FAINOR, FTC, Juvêncio Terra e Opção. Uma boa rede de estabelecimentos públicos e privados de 1º e 2º graus completam o setor que atrai grandes contingentes de famílias de outras cidades e até de outros estados, já que contamos com cursos considerados nobres, a exemplo de Medicina e Direito, entre dezenas de outros cursos oferecidos, desde Agonomia até Administração, Turismo, Comunicação Social, História, Geografia, Matemática, entre outros.

Exposições agro-pecuárias já fizeram muito sucesso em nossa cidade. Mesmo as crises sucessivas no setor, não arrefeceram as exposições nacionais que vêm acontecendo anualmente, sem o entusiasmo e o sucesso de tempos idos, no Parque de Exposições Theopompo de Almeida, muito bem organizado e com excelente localização, onde são realizados grandes shows artísticos para mais de dez mil pessoas. Neste parque realizam-se feiras e outros eventos de grande porte, pontificando a FEBAN - Feira Baiana de Negócios, promovida pelo SEBRAE-BA, uma vez que a cidade não dispõe de um centro de convenções.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 12/08/2005
Reeditado em 17/09/2005
Código do texto: T42024
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.