Querer ser admirado e reconhecido é uma caracteristica humana, porém vivemos numa sociedade nocivamente competitiva, onde desde cedo o reconhecimento e a aceitação dos outros se torna uma necessidade vampiresca, pois suga a nossa autoestima, tornando-nos pessoas inseguras, invejosas, dominadas. Ser reconhecido se torna obsessão, e pela ausencia da autoaceitação a pessoa não se identifica nem se reconhece.

Estas carências são caracteristicas da patalogia emanada pela nossa sociedade cada vez mais consumista, competitiva e supérflua, a impor padrões e exigencias, arquitetando uma rede de controle sobre todos, onde todos querem ser aceitos e reconhecidos como forma de garantia de sucesso. 

Não é fácil desvencilhar-se desta armadilha.Somente a partir de uma profunda reflexão podemos iniciar o processo de desvinculação e alforria individual. 

A conscientização de que não necessitamos de reconhecimento e aceitação exteriores, significa não esperar elogios, premios, seguidores, leitores, comentários, público, platéia, puxa-sacos e nos deixa livres para ser o que queremos ser e queremos criar, sem preocuparmo-nos com retornos e premios. Ficamos livres para ser nós mesmos, fazer o que gostamos, criar o que nos proporciona prazer sem nos importar com que os outros pensam de nós.

Mas isto somente será possivel quando olharmos para dentro do nosso interior e sentirmos que realmente nos aceitamos e nos valorizamos verdadeiramente, somente esta certeza possibilitará nos tornarmos independentes da necessidade da aceitação alheia e equilibrará nossa autoestima.

Assim sendo, podemos com alegria optar por fazer o que gostamos de fazer,o que adoramos fazer,independentemente do que os outros digam, ou  façam, ou não digam ou não façam.

A sensação de liberdade em não esperar nada de ninguém, em livrar-se da angustia da expectativa do julgamento alheio e de mendigar reconhecimento, compensará a falta de premios, de platéia, de seguidores e o reconhecimento desta sociedade doente.
Mariangela Barreto
Enviado por Mariangela Barreto em 20/04/2013
Reeditado em 20/04/2013
Código do texto: T4250011
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.