ADOLESCENTES... UMA VIAGEM




Viagem a uma cidade do interior da Paraíba “Esperança”. Saindo de João Pessoa com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba, para fazer contatos com adolescentes e realizar uma oficina de prevenção as drogas e outra sobre gravidez precoce.

Foram feitos contatos iniciais com as Secretarias de Educação, Ação Social e Saúde daquele Município num trabalho de parceria. Os adolescentes envolvidos no trabalho foram selecionados por idade, capacidade de liderança e rendimento escolar.

As oficinas ocorreram dentro dos padrões da normalidade com excelentes resultados. Nos bastidores das oficinas aconteceram episódios surpreendentes envolvendo a interatividade dos jovens participantes.

No momento lúdico do trabalho com os jovens, estes revelaram uma atuação múltipla onde foi possível notar o imaginário da cultura local, que se misturou com a realidade da experiência daqueles jovens. Ao atuarem como personagens das historias colocaram a sua própria realidade nua e crua que predominou sobre o roteiro teatral idealizado.

Isto revela que através da atividade lúdica , é possível trazer a tona a real situação dos jovens de uma comunidade. Ficou evidente que a dinâmica aplicada serviu para tornar os jovens mais motivados e possibilitou, ainda, que a equipe de trabalho exibisse um diagnóstico mais próximo da realidade daquela comunidade .

Esta evidencia tornaria possível outras intervenções com maior eficácia do trabalho educativo, o qual a Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba, se propõe a fazer nas cidades do interior.

Texto Inédito!

PROJETO: O ADOLESCENTE QUER SABER (Área da Psicologia do Adolescente).
Marize Morais- Psicóloga Clínica. João Pessoa (PB), 27.03.2007.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.


Marize
Enviado por Marize em 27/03/2007
Reeditado em 27/11/2008
Código do texto: T428006
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.