Expo Leda Catunda

Relatório Leda Catunda:

18/03/13, BH-MG

Hoje fui pela segunda vez à exposição de Leda Catunda. Desta vez observei mais detalhadamente, mas as obras me impressionaram tão pouco quanto da primeira vista.

A mostra consiste em técnicas de serigrafia e gravuras em telas alternativas ( que ela mesmo faz, pois aprendeu a costurar com a vó). Ainda vemos colagens e outra técnicas, usando escudos de times e logomarcas de patrocinadores.

O interessante da exposição é que tudo é bem colorido, com cores vivas e vibrantes. Mas sua crítica à supervalorização da marca e patrocinadores nas camisas atuais, contrapondo às antigas, não fica clara.

Seu erro foi colocar um tema tão popular quanto o futebol, acessível apenas ao público restrito da Savassi (Galeria Celma Albuquerque). Inclusive, suas obras chegam a custar 7 mil reais!!! Quanto será que será o lucro dela, em?

Para deixar a crítica mais clara e corrigir o erro acima, eu sugeriria usar exageradamente essas marcas tão conhecidas em lugar também muito conhecidos, como a praça sete. Imagina ir pro trabalho e reparar um símbolo da Nike gigante e o nome e o número do jogador quase insignificante? É o que acontece hoje, os próprios jogadores são "submarcas" dos patrocinadores. Ele é tratado como um objeto, um out door ambulante. E isso é um absurdo! Será que os direitos corporativos são mais importante que os direitos humanos? Ninguém quer ser uma propaganda gigante, meu bem!

(Modificado em 10/04 e 01/08).

Celina de BH
Enviado por Celina de BH em 10/05/2013
Reeditado em 01/08/2013
Código do texto: T4282996
Classificação de conteúdo: seguro