Ela caminha...

Ela caminha...Seu medo a congela...Até o barulho de seus pés descalços na folhas secas que fazem tapete ao chão lhe soam alto demais, sinistro, diante da sua solidão! Não ergue sequer os olhos, seus olhos tão negros, brilhantes, de uma luz que vem de dentro...Lá do fundo...Aonde ninguém ousa penetrar.Seu refúgio secreto diante da maturidade precoce da sua vida!
O sol forte faz tudo quente... O ar pesado é morno.Caminha com passos rápidos pensando no consolo da água geladinha da sanga. Depois da mata, uma breve corrida e estará livre de seus fantasmas!Tira-se a roupa na corrida e um mergulho é a recompensa por sua coragem!A água fresquinha a delícia e, por alguns momentos seus pensamentos voam até as nuvens, aonde ela vê uma centena de imagens, que vão de anjos a dragões que cospem fogo!
Numa delas, a mais fofa e maior, ela imagina que por detrás, ele lhe espia!Então ela se exibe nadando, para que ele saiba que não esqueceu a lição.
Seu pai, seu doce pai tão amado, que se foi tão breve!
Nestes poucos momentos de férias, ela assume a sua posição preferida, a de criança!É mantida, tratada e respeitada como tal por todos!Sua avó a cerca de cuidados e carinhos, lhe veste, lhe penteia os cabelos e a coloca no colo a noite, para a luz do luar, ouvir histórias de assombrações, contadas pelos peões, na varanda ao redor da casa!
Vem daí o suporte, para no resto do tempo, ser a mãezinha que cuida e vela por suas irmãs menores!
E não só para isto!
Para toda a vida!Carinhos feitos com tanta simplicidade e amor...Querida vó Alzira!Na sua simples sabedoria, fez com amor, de alguns momentos da minha vida, os mais ricos e raros!
A trajetória é longa e não sei ainda, de onde retirarei forças para não sucumbir, as dores e descobertas, que este exercício de escrever vai me levar!
Tenho como meu maior ânimo e incentivo, minha filha Helena, nem sei se correspondo a tudo isto que ela vê em mim!Mas é dela que extraio a confiança para concretizar um sonho.Resgatar minha menina e a trazer inteira a luz da compreensão de toda uma vida!

06Fevereiro 1961

Suavenigma®