ADOLESCENTES E REBELDIA: QUER SABER QUEM TEM RAZÃO?



A Adolescência ( fase dos 10 aos 19 anos) é marcada por turbulência, altos e baixos, intensa transformação. Adolescentes são borboletas no casulo e no tempo certo, ganham asas e saem para voar... Este casulo que alimenta a nova vida que ressurgirá está impregnado de novidades nas várias áreas da vida: Biológica, psicológica, social e cultural.

O período da metamorfose é divinalmente providenciado para que haja um período de aprendizagens e adaptações... Uma preparação que dura anos... Nove anos (OMS), existindo alguns autores que estendem este tempo a 14 anos _dos 10 aos 25 anos. Justamente para que os problemas que surgem sejam sanados, com prazo para recuperação. Isto pode ajudar quando os acontecimentos traumatizam ou fogem do controle dos pais, ou de familiares de convivência mais aproximada.

Nesse sentido, o período da adolescência, se traduz como fase de busca pessoal e social intensa. Esta pode se tornar muito dolosa caso não tenha apoio social e familiar. Será que os pais, professores e adultos em geral, que se relacionam com esta faixa etária, entendem isto?

Aqueles que não estão atentos a estas necessidades, durante a mudança entre o ser criança e o ser adolescente, costumam se chocar. Noticiários na TV sempre estão mostrando exemplos e exemplos sobre esta problemática, que não é só da família, é social.

Recentemente foi veiculado em rede nacional que um pai de uma adolescente jogadora em período de classificação para o PAN/2007 usou de violência contra a filha por não ter conseguido a classificação desejada por ele. E daí? Os filhos são criados para corresponder as expectativas dos pais ou demais familiares, ou para saberem enfrentar as adversidades da vida com autonomia? Teriam que ser, então, como clones?

É preciso deixar o adolescente sonhar... Eles ainda podem sonhar... Essa é uma faixa etária onde os sonhos não dormem nunca, são esperançosos, fantasiam muito, fazem projetos de vida (a sua maneira) e tudo isso é bem normal... Pelo menos até que venha um pai ou uma mãe e proteste... A repressão os impede de seguir seu curso natural - aí sai faísca da relação - por pura falta de conhecimento da “Síndrome da Adolescência Normal.”

Neste processo eles estão afirmando sua própria identidade, como pessoa única no universo, estão questionando comportamentos dos pais, primeiramente, e em seguida de outras pessoas com quem passam a interagir... Tudo isso é saudável faz parte do amadurecimento do individuo.


Texto Inédito!

PROJETO: O ADOLESCENTE QUER SABER (Área da Psicologia do Adolescente).
Marize Morais- Psicóloga Clínica. João Pessoa (PB), 31.03.2007.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998




Marize
Enviado por Marize em 31/03/2007
Reeditado em 27/11/2008
Código do texto: T432717
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.