Racismo no Brasil: assunto que mete medo

Parece que ninguém gosta do PT e de suas políticas. A Ministra que chefia a Seppir, Secretaria Especial de Política para a Igualdade Racial, em entrevista a BBC, por ocasião do 21 de março, declarou que acha o preconceito dos negros contra os brancos como uma coisa natural, e foi o suficiente para que os ânimos se exaltassem, e a acusassem de racismo.

Eu não gosto do PT também. Mas gosto muito menos dos demais partidos. São todos horrorosos, aliás, a política no seu dia-a-dia é algo que me causa nojo. É por isso que venho defendendo o governo Lula, pois vejo nessas campanhas de fazer a cabeça da opinião pública como algo perverso, sendo que a mídia tende muito mais para as posições anti-Lula e antiPT. Creio que o momento é do Lula, creio não tenho certeza, já que ele foi eleito com facilidade. E isso ocorreu porque os seus opositores não têm propostas políticas para enfrentar os problemas que afligem a sociedade. Lula não é e nunca foi esquerda. É um líder sindical que sabe negociar com os patrões. Para ele está sendo até fácil chegar a acordos com as mais diferentes forças políticas de forma a viabilizar o seu governo. As políticas sociais que vem implementando são keinesianas são capitalismo puro. Os EUA têm políticas sociais semelhantes, a Comunidade Européia idem, dão subsídios a todo mundo. Não é esquerdismo coisa nenhuma. O que me incomoda no Lula e no PT é o discurso insosso. O Lula fala muitas inadequações, seus paralelos com o futebol são simplistas, mas o povo entende. Sua piada com o Ponto G até que tem alguma graça. Se os EUA vêm, como dizer, empurrando a sua política pela nossa goela (como se fôssemos estuprados) abaixo, precisamos descobrir um jeito de gostar também. Enfim, assim é a política e a democracia. Difícil de fazer, demorada, muita discussão, debates, CPIs, informação e desinformação. Mas é melhor que a ditadura onde um grupo é dono da verdade e o impõe a sociedade. Quanto ao Lula, acho que sua grande besteira é não saber divulgar direito os resultados e objetivos de seus programas sociais, deixando correr a versão de que seria uma "esmola e compra de votos". Acho que deve corrigir isso agora com a secretaria de comunicações, aquela do jornalista Franklin Martins. Enfim, o momento é do Lula, queiramos ou não, ele é o presidente. Esperemos que a sociedade brasileira consiga gerar algo novo e muito melhor na era pos-lula.

Quanto ao racismo, ele existe e já foi bastante discutido por aqui no tópico sobre consciência negra. Nunca vi um branco ser impedido de participar de escola de samba (só a Bete Carvalho, por problema de espaço), de luta de capoeira, ou de outras manifestações da cultura provinda da África. Se alguém veste uma camiseta onde está escrito "100% negro", ou "black is beautifull', isso não me incomoda nem um pouco. O que me incomoda é supor que o fabricante da camiseta deve ser um branco ou deve ter sido importada da China, e que os irmãos Valle, brancos e louros, faturaram a música chamada” black is beautifull “. Questões de mercado.

Veja o debate no Fórum:

http://www.recantodasletras.com.br/forum/index.php?topic=1576.0

PS: Acabo de receber o seguinte comentário não-autenticado:

"Se por acaso alguém saísse por aí com a camiseta: 100% WRITE!!!. Isso te incomodaria, não é?

Enviado por Ten. Ronaldo (não autenticado* | IP: 200.221.9.50) em 04/04/2007 22:20

para o texto: Racismo no Brasil: assunto que mete medo (T433192)".

Parece que é de alguém que já havia lido o texto antes, já que número de leituras não aumentou. Esse alguém não se logou, e portanto o comentário apareceu como não-autenticado. Ele não quer se identificar. Eu o apaguei e o transcrevo aqui. Não vejo porque alguém saíria com uma camiseta 100%White, pois os brancos não estão sendo perseguidos. Acho que não me incomodaria, mas acharia ridículo. Outro dia lí um comentário de alguém que foi chamada de "branquela" em um site. Ela, uma garota, disse que apenas mostraria os seus cabelos lisos. Ou seja, manifestações como 100% Black não me incomodam. 100% White são desnecessárias. O que me incomodaria seria ver alguém vestido com a indumentária da Ku-klux-klan. Espero que isso nunca venha a acontecer.