Movimento sem líder?

Afinal descobriram os veículos do Líder do Movimento! Seus nomes: I e RS! RS discursa de vários lados, falas manipuladas, falácias, Flauta de Hamelin com seus encantamentos persuasivos, ao lado de falas honestas, sinceras, falas esclarecedoras, falas norteadoras. RS não discursa, veicula fragmentos de discursos. RS não marioneta: dá opiniões pró e contra e cada um escolhe o fio que o guiará. RS É O REI NU: a transformação do opiniódromo universal em material de uso: É Virtual, por isto não tem cara e roupas caras, e é Real, nasceu há alguns poucos anos. Sua força se manifestou também recentemente com os fenômenos “ai se te pego”, “a menina que foi pro Canadá”.

RS é Rede Social, onde escutamos os amigos, a família, bem como os amigos dos amigos e os amigos dos familiares, mas escutamos também a Voz da Sabedoria e a Voz da Ignorância.

I é Internet, o opiniódromo universal, um manancial inesgotável de opiniões, pouca Informação: informação é artigo caro, tem gasto para ser produzida e só pode ser vendida e quem compra tem de pagar direitos autorais.

Opinião não é informação, paciência, pois até mesmo a informação científica só se torna útil ao homem após ser transformada em opinião. Mas, a opinião é livre, embora possa ser manipuladora, sim é, há manipuladores na Sociedade, e discursam na Rede Social. Não se pode falar de “Psicologia de massa” nos fenômenos sociais originados de RS: psicologia de massa foi escrita por pessoas que “não entendiam o interior do homem vivo” (usaram e mal, o Conhecimento que a Humanidade adquiriu no Passado) e PASMEM, é tão óbvio que não se enxerga: NÃO TINHAM COMPUTADOR NEM INTERNET. Usaram mal o Conhecimento do Passado, pois só podiam compilar dados escolhendo por suas crenças e convicções e produziram Ideologias e Doutrinas cheias de erros e falácias, não havia jeito de se diferente: hoje com COMPUTADOR E INTERNET uma pessoa pode escrever 12 horas por dia, ter preceitos bem claros de Metodologia Científica, saber diferenciar o que é falácia e o que é verossímil, perseguir, por curiosidade epistêmica, os motivos de seu conflito conceitual, produzir um texto impresso em um calhamaço de papel, que talvez nunca seja lido, e apenas roçar a superfície da pele da Verdade, mas apenas aquela parte da pele que descama.

Porque não se pode falar de Psicologia de Massa?

Porque o processo é diferente de Encantamento: estar diante de opiniões que se diferenciam gera resposta, sim ou não, concordo ou não concordo. E o resultado final do tititi de opiniões depende de quê? Da consciência, inclusive da Consciência Moral de cada um, o que aceito o que não aceito. Porque as opiniões, mesmo veiculadas com o desejo de manipular, estão correndo ao lado de suas contrárias na Internet, de onde vão para as Redes Sociais, que aparecem na tela do computador, mas...

em frente o computador há uma mente (Internet no singular) e uma Consciência (RS no singular).

Consciência... Consciência... Todas as palavras têm mais de um significado.

O participante das redes sociais lê tititi de opiniões de vários sentidos e lados, e o cérebro escolhe o que seguir de acordo com sua Consciência (Conhecimento) e sua Consciência (normas e valores (Consciência Moral), não é nem mesmo a própria pessoa que escolhe: é sua FORMAÇÃO MORAL!

Estão procurando líderes e os políticos não conseguiram enxergar o óbvio, principalmente por ser algo que estão acostumados a desrespeitar: o líder é a Consciência Moral de cada um.

Escolher com Consciência Moral o que seguir no meio de tantas opiniões é não ser marionetado, ser conduzido pela Mente de Outro, mas pela própria Mente, mesmo que a somatória das consciências de cada um nos dê a Consciência Moral predominante na Sociedade em que vivemos e que passaremos para nossos filhos.