III - minha leitura da história - Ditadura / Democracia

A música "O Bêbado e o Equilibrista" lançada em maio de 1979 se tornou a canção mais escutada nos protestos e passeatas pelo Brasil. De autoria de Aldir Blanc e João Bosco, ela marcou um importante momento na história do Brasil. Era o ano da Lei da Anistia. A população esperava do governo Figueiredo a "abertura lenta e gradual" prometida pelo governo Geisel. O país esperava recomeçar...

"O Bêbado e o Equilibrista" é uma metáfora do momento. O bêbado é a representação do regime autoritário: trajando luto, abalado com as repercussões das mortes e torturas nos porões da ditadura, na completa ausência de cor e vida, saudando a noite do Brasil. O equilibrista é a população brasileira, que "dança na corda bamba". Aqueles que não tinham o presente nas mãos, mas se equilibravam esperando um futuro melhor. Os autores mostram a resistência de quem lutava contra o regime, como as Marias e Clarices, imagens da resistência à ditadura. Maria, a mãe de Henfil, que estava na lista negra da censura, e de Herbert de Souza, o Betinho, exilado na China comunista. E Clarice, viúva de Vladimir Herzog, que lutou para conseguir, através dos tribunais, culpar os responsáveis pela morte de seu marido: a União.

parece ainda tão perto

aquele ontem situação

era só o samba que descia o morro

coragem em peito aberto

no disfarce medida na avenida

desfilava seu enredo protesto

abrindo alas à liberdade de expressão

dos parágrafos do AI-5

tanta gente no rol

nos abrigos, telhado de zinco

rolava sexo, droga e rock and roll

eu tinha um fusca e um violão

na marmita do aflito peão

tinha ovo frito, arroz e feijão

o Caetano acenava sem lenço na mão

para a Tereza, nega do Jorge e amiga do Gil

e todos sentados na grama

do atêrro sob o céu anil

observavam o Chico em sua construção

E onde estão agora esses caras que compunham inteligentes canções protestos, redigiam manifestos ?

Onde eles estão ?

Por que não estão na mídia formando opiniões?

Por que não estão passando seus conhecimentos e experiência aos pensadores do momento que compõem raps?

Por que não estão dando "AULAS", ensinando estudantes o que é "SER" manifesto?

...Verdes valores monetários, ideais captando Recursos... aqueles caras agora estão vivendo com os direitos autorais de suas canções, livros e de gordas indenizações.

...O time entrou no mesmo jogo, para uma pergunta, triste espetáculo em respostas, outras apostas???...

Aqueles caras agora estão Negligenciando o Momento.

É triste viver e lamuriar a perda de uma ideologia, mais desolador ainda é não saber, com exatidão, se ela existia de fato

Estamos vivendo agora numa pior ditadura, essa disfarçada de democracia.

O povo finge ter direitos e o governo de cumprir seus deveres.

Candidatos de vários níveis disputam cargos de níveis variados, declamando problemas que não pretende resolver, além de outros que criarão.

E o Brasil naufraga com seu berço esplêndido.

outros fugiram do batente

da mesada do pai

seguiram na viagem

opção estudar, protestar

um político vertente

nas passeatas paisagens

profissão vadiar

nas barganhas de vantagens

Desemprego, violência, crise política e social são conseqüência da falta de democracia em que vivemos. Apesar de terem os militares voltados aos quartéis há quase vinte anos, continuamos sob a ditadura “civil”. Os ares de liberdade que respiramos trazem algumas névoas estranhas. Currais eleitorais, Congresso omisso, instituições totalmente desacreditadas, o corporativismo fascista dos sindicatos abrigados nos partidos repartidos e partidos, e também, a mais completa ausência de justiça, em que o direito é privilégio de quem detém o poder econômico (políticos, sonegadores, máfias, tráfico e etc.).

outros sistemas hoje cravados na tez

outras marias e clarices choram

por tanta gente que partiu

aqueles em que ser livres fingem

nas mãos o tremor, AR-15

tingem o caminhar de tantos pés

É possível haver democracia onde os crimes cometidos ficam impunes porque a “inocência” é comprada? É possível falar de liberdade sem a existência de um padrão ético mínimo? Se a democracia é uma forma de governo na qual o poder emana do povo, por que é imposta?

Hoje, mudou a forma ou convivemos ainda o ir e vir nos ditos tais dos "anos de chumbo"?

O certo é que assistimos reuniões de bandidos nas esquinas das roças e nos alqueires urbanos, como: nos sinais de trânsito; nos arrastões das praias e nas portas das escolas; infiltrados em partidos político, imprensa, sindicatos, bancos, igrejas; nas armas, nas togas, na mídia, nos movimentos.

Pela democracia, simples, sem conjecturas, gostaria ver um dia, que o brasileiro fosse motivo de orgulho e não apenas um habitante de uma terra de ninguém

já não sigo a mesma canção

ainda mais bêbado no alto do viaduto

procuro aqueles que trajavam luto

para referenciarmos juntos a nação

a morte do irmão doentio

que sonhou por um Brasil