II - minha leitura da história - Ditadura / Democracia

Os militares entregaram o pais a uma democracia que por eles, foram muito mal planejada e seguiu-se pior ainda na forma que foi e está sendo conduzida.

Os civis, sem mais metas, ordem e respeito, acabaram com o pouco que funcionava e a cada dia estão deteriorando o Estado.

* Pior que o AI-5 foi a RÉ-forma do ensino no Brasil. Foi essa "reforma" que finalmente seqüestrou, amordaçou e baniu para sempre a possibilidade do povo brasileiro ser mais culto, politizado e ter uma consciência social.

Os jovens '"idealistas" de então acreditavam que fariam alguma diferença, que mudariam o mundo. Eles cresceram, envelheceram e se deixaram corromper e por causa da RÉ-forma da educação, eles não foram substituídos por sangue novo e crítico...

A partir da RÉ-forma do ensino o Brasil se calou, gerações e gerações de adolescentes e jovens alienados de hoje só pensam em Shopping Centers e pouco se importam com a realidade brasileira, política, futuro e desigualdade social.

A COISA foi feita e planejada para dar no que deu.

* Quem são os responsáveis atuais pelas seguintes torturas ?

1) Idosos e crianças morrendo nas filas de hospitais ?

2) Tortura dos pais quando seus filhos saem à noite e não sabem os que fazer ?

3) Cidadãos de bem, morando em casa cercadas por grades e eletrificação nos muros ?

4) Regressão de pena a marginais punidos por crimes hediondos, que voltam a atacar inocentes ?

5) Indenizações milionárias dos mais diversos e maiores valores, a troco de uma Utopia ?

6) Previdenciarios morrendo para atualizar um benefício de merda, muito menor dos que recebem o acima.

Antes diziam que o inimigo era um só, a opressão militar. Hoje, são milhares de inimigos: De políticos de todas as espécies, homens públicos de qualquer exercício de cargo, civis inseridos em quadrilhas bem aparelhadas e esquemas muito bem organizados que desviam recursos sociais, assaltantes, traficantes, a um simples marginal ladrão de galinha que começa a escalada do crime empunhando uma arma, para mim, são todos BANDIDOS.

Bandidos reunidos nas esquinas das roças e nos alqueires urbanos, como: nos sinais de trânsito; nos arrastões das praias e nas portas das escolas; infiltrados em partidos político, no congresso, no senado, nos sindicatos, bancos, igrejas, nas togas, nas fardas, na mídia, nos movimentos...

O ato de escrever, até pouco tempo, formava opiniões e incomodava governos. Hoje, a liberdade de expressão serve apenas para o enchimento de letras em jornais ou linhas em roteiros de piadas exibidos em shows humorísticos.

A liberdade de expressão, nesses governos chamados democráticos, cada vez mais vem se envolvendo nas encenações estratègicamente elaboradas nos meios dos desvios de atenções e convivemos aceitando o sistema: formações de falsos ídolos, idéias; conceitos dos mais diversos inseridos no varejo de frases feitas; e por fim, manipulações de ideais em peças de poder.

Infelizmente, a opinião não se cansa de consumir espinafres e abobrinhas dessa lucrativa quitanda. O que sempre se espera são aqueles dossiês estratègicamente guardados para serem atirados no ventilador na hora oportuna. E aí, sai mais uma de mussarela na também lucrativa cantina ao lado da quitanda.

Nesse campo, sempre haverá platéias para protagonistas formando encenações que levam para um mesmo continuísmo da pratica velhaca do oportunismo cada vez mais medíocre, mais redundante e com menor gama de informações em conseqüência de uma intencionalidade de tornar o nível crítico menos complexo para atingir cada cada vez mais pessoas.

As exigências culturais são paupérrima e isso acaba gerando o gostar de tolices em virtude de só se conhecer tolices.

Governos continuam ainda mais bêbados nessa chamada democracia engatinhando.

Mortes e torturas não estão mais nos porões, estão nas ruas, nas esquinas, nos campos, nos sinais das avenidas, nas filas dos hospitais e da previdência.

Saúde, educação, trabalho, sistema previdenciário, segurança, enfim, formas assistenciais falidas. A população brasileira continua se equilibrando na corda banda esperando um futuro melhor.

As lutas pela restauração da verdadeira democracia participativa, pela valorização da solidariedade e dos direitos humanos em uma sociedade injusta valeram alguma coisa para o povo? A tortura e a morte de tanta gente que sonhou por um Brasil foram em vão? De que vale a Democracia? De que vale a Liberdade?

Recuperamos a cidadania a custa de tanta violência para apenas agora assistirmos atos e condutas que negam a Cidadania?

Substituíram o ciVismo pelo ciNismo e Infelizmente, não há motivação do povo como houve de meus antepassados de São Paulo que doaram ouro e se ergueram em armas pelo Movimento Constitucionalista.

* Retirado dos textos do matemático Haroldo Barbosa.