SABEDORIA

O sábio é belo pelo que pensa e não pelo que revela a sua aparência externa.

As palavras do sábio movem as emoções daqueles que o ouvem e promovem a aceitação não somente das palavras de sabedoria que profere, mas também do próprio sábio.

As palavras do sábio podem ser comparadas a um tesouro maior do que todas as riquezas terrenas e melhores do que o pão que perece, trazem mensagens sumamente úteis ao desenvolvimento humano, formam, informam e transformam. Formam o bom caráter dos que convivem consigo, informam pelo conhecimento transferido aos que o ouvem, transformam canalhas em boa gente, tristeza em alegria, dor em alívio, angústia em conforto.

No afã de sentir o prazer de ouvir coisas edificantes, pessoas inteligentes abarrotam auditórios, às vezes pagando altas somas em dinheiro para ali estar. As pessoas precisam da sabedoria seja no campo espiritual, profissional ou nas relações interpessoais. Grande quantidade de pessoas acorre a algum lugar quando sabem que um sábio está presente ali.

Assim como os nutrientes dão sustento ao nosso corpo físico, a sabedoria é também como alimento que nutre o nosso espírito mantendo-o forte e atento, proporcionando bem estar e segurança em qualquer situação. A alma, caudatária do espírito, é qual estômago para o corpo físico, deleita-se em digerir o precioso banquete da sabedoria.

A sabedoria é um dom (presente) que se recebe diretamente do céu (Tiago 1:17 - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação).

Esse é o motivo por que é tão agradável ficar perto de uma pessoa sábia. É como ficar perto de Deus. O sábio não é Deus, mas a sabedoria é divina. Sabedoria não é algo intrínseco, senão em Deus. É algo que se recebe por se ter um relacionamento de perto com a Divindade.

Tiago 1:5 ...E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Uma pessoa sábia é bonita mesmo quando não é acompanhada dos padrões de beleza do seu tempo. Atualmente os padrões de beleza são impostos pelo mundo da moda e veiculados pela mídia no afã de estimular a compra de roupas, perfumes e cosméticos, além de outros produtos que visem incrementar o visual exterior e ascensão na pirâmide social . É comum vermos notícias de moças que entraram em estado de anorexia e algumas morreram ao buscar um corpo com as medidas estipuladas para as modelos que precisam desfilar nas passarelas do mundo da moda. A busca pela beleza interior difere significativamente da busca pela beleza exterior. Enquanto a beleza exterior é conquistada pelo esforço e será tanto maior quanto maior for a sofisticação aplicada nessa conquista, a beleza interior se manifesta pela espontaneidade e singeleza de um coração bondoso e terno. I Pe. 3:3-4

O sábio é belo não pelo que apresenta o seu lado exterior, mas pelo tesouro guardado no seu interior.

Inconformado
Enviado por Inconformado em 06/07/2013
Reeditado em 22/12/2017
Código do texto: T4375225
Classificação de conteúdo: seguro