Terra querida

Terra querida

Sinto que faltam aulas de geografia nas nossas escolas, veja se não tenho razão, sempre que me perguntam de onde sou, onde nasci, digo orgulhoso, que sou de Brasópolis....

-Onde?

-Aquela cidade que fica entre Estação Dias e Cruz Vera......todos fazem aquela cara de paisagem, e fingem saber onde é.

Alguns até mentem para me agradar, dizem....ahhhh, sei.

Dou uma refinada na explicação, e digo:

Tá bom, um pouco mais distante, fica entra Piranguinho e Paraisópolis...

Ahhh, tô sabendo....

Tento melhorar ainda mais...

Piranguinho, capital do pé de moleque...Paraisopolis, antiga São José dos Ventos....

Vendo as caras pasmas e olhares perdidos, emendo quebrando o gêlo.

Inclusive, certa vez, um amigo meu do Rio de Janeiro, havia viajado à Poços de Caldas e se convidou para passar em minha casa na volta.

Orientei que quando passasse por Piranguinho se informasse, seria mais fácil.

Voltando de Poços, perguntou a um sujeito na beira da rodovia, por onde iria para chegar em Brasópolis, ao que o camarada respondeu.

-Senhor pode seguir por essa estrada, passando Dias, chega em Brasópolis.

Meu amigo se virou para a sua mulher e emendou, deixa para outra vez, é muito longe, só chegaremos lá depois de "dias"....

Mas voltando a minha querida terra natal, também chamada de Janelopólis, já que quando passamos pela estrada que circunda a cidade, temos a visão de inumeras janelas...viradas para lá, pelo sol da manhã.

Para os poetas da cidade, até porque em cidades pequenas é impressionante a quantidade de poetas...ela é chamada de “Cidade Presépio” ….

Temos tantos morros e ladeiras que algumas ruas foram transformadas em escadas,....

Antigamente quando se criavam galinhas soltas , as da cidade tinham amarrados aos seus traseiros, pequenos cestos de bambu, para apararem os ovos, caso contrario os mesmos corriam o risco de rolarem morro abaixo...

Certa vez, um visitante se espantou com a altura do prédio que estavam construindo, e ainda indagou porque o acabamento em pedras...ao que foi informado, que não era prédio, era apenas uma ladeira que estava sendo calçada.

Aquela historia que quando chegou a luz elétrica na cidade, as pessoas faziam fila pra tomar choque, não é verídica....

Também aquela outra de que foi de uma enchente no Rio Vargem Grande, que nasceu o tal oceano Atlantico, tão pouco é real….

Minha querida cidade é berço de muitas pessoas ilustres, veja bem, ali nasceram: Wenceslau Braz, ex-presidente da republica de 1914 a 1918...aquele outro....como é mesmo o nome dele?

Bem, ali nasceram muitos ilustres, desconhecidos...inclusive eu.

Mas sendo ilustres ou não, personalidades reconhecidas mundialmente ou não, isso não importa...

O que importa é que por ali, ainda podemos encontrar a alma límpida da gente do interior, a união latente das famílias, as bondades expressas nos atos da grande maioria.

Não há quem não se apaixone pela cidade, e pela sua gente.

Quando ainda pequeno, sonhando como qualquer um, com a cidade grande, por vezes me martirizava por morar em uma cidade tão pequena, hoje passados muitos anos, tendo morado em varias metrópoles, me pego sonhando em voltar a morar na minha querida Brasópolis.

Lune Verg
Enviado por Lune Verg em 19/07/2013
Reeditado em 19/07/2013
Código do texto: T4394271
Classificação de conteúdo: seguro