Por que estudar filosofia?

Por que estudar filosofia?

Embora já possua, dentre os meus 110 livros publicados, três títulos específicos da ciência de Sócrates, resolvi agora escrever mais um trabalho sobre filosofia. O maior apanágio da filosofia é o de “ensinar a pensar”: esta é a tônica da obra, em suas cento e tantas páginas. De fato, é a ciência dos filósofos que sempre ajudou a humanidade a organizar seus juízos e estabelecer os mais variados critérios de julgamento dentro da vida em sociedade.

A pergunta sobre o objetivo da filosofia já foi feita e respondida. Algumas respostas são boas, como afirmam alguns mestres, onde a filosofia tem o objetivo de desbanalizar o cotidiano. O objetivo mais imediato da filosofia é ordenar o conjunto de percepções subjetivas e intersubjetivas a respeito da realidade. O que os filósofos fizeram e fazem é tentar, cada um, a seu modo, ordenar a realidade.

Para buscar essa ordenação, os filósofos sempre partem da configuração conceitual dos filósofos anteriores, desde Sócrates, Platão e Aristóteles até nós os filósofos do século XXI.

O objetivo de estudar filosofia e especular seus meandros é o de adquirir uma consciência mais crítica sobre a realidade. Estar buscando o sentido da vida e, ao mesmo tempo, pensar observando todas as alternativas de uma questão. A filosofia consiste em você estar buscando a verdade e, ao mesmo tempo, desvelar o valor das coisas no questionamento fundamentado no pensamento racional. É nesse estado de espírito que formularemos perguntas como: “O que é a realidade em si mesma?, o que há por trás daquilo que vejo, ouço e toco?, o que é o espaço? o que é o tempo? o que é a liberdade?”.

Essas perguntas são tipicamente filosóficas e refletem algo que poderíamos chamar de atitude filosófica perante o mundo e perante nós mesmos. Muitas delas parecem ser tão óbvias que ninguém em sã consciência tentaria sinceramente questioná-las. A proposta filosófica é a de que, se é para sustentarmos certas crenças e valores, que sejam sustentada de maneira crítica e refletida.

Os artistas assemelham-se aos filósofos em sua tentativa de desbanalizar a nossa experiência do mundo e alcançar assim uma compreensão mais profunda de nós mesmos e das coisas que nos cercam. Mas a forma em que apresentam seus resultados é bastante diferente. Os artistas recorrem à percepção direta e à intuição; enquanto a filosofia tipicamente apresenta seus resultados de maneira argumentativa, lógica e abstrata.

o autor é filósofo e escritor.