PAZ OU APATIA ?

PAZ OU APATIA?

Muitos procuram a paz e não conseguem encontrá-la; algumas vezes tão somente por não saber defini-la.

Ouvimos constantemente: Paz é um estado de espírito.

O que é isto? Tranquilidade? Isolamento? Apatia? Depende de alguém mais além de quem a procura?

A paz está em nós, também dizem... Se não a encontrarmos em nosso íntimo será inútil uma busca no mundo exterior. Entretanto, nem sempre conseguimos atingir um estágio de serenidade e profunda reflexão para encontrarmos as respostas que buscamos.

Observemo-nos quando a nossa mente vivencia um turbilhão de ideias desconexas, confusas e, até, descabidas. Não há concentração suficiente para organização lógica dos pensamentos... A influência negativa dessa desordem incide fortemente sobre tudo que nos propomos a realizar.

Uma série de fatos e sentimentos revoluciona os nossos mais firmes conceitos e nos leva a experimentar a insegurança, a ter receio de agir.

Antes, até nos considerávamos pessoas tranquilas, em paz...

De repente, o questionamento:

Será paz um isolamento voluntário, a criação de um mundo particular protegido por uma redoma? Será o receio de ser ferido? Talvez o medo de encarar uma realidade que nos apresenta situações nem sempre bem definidas?

Sentir-se em paz é não ter motivação para sair, passear, criar, ou mesmo sonhar?!

Isto não é apatia?

Dalva da Trindade S. Oliveira

(Dalva Trindade)

16.08.76 / 02.10.2013