Valores

Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana por isso todos nós devemos tomar conhecimento destes valores já que a maioria das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento do real potencial individual , negar seus valores seria como tomar um atalho moral e ético para sua própria realização pessoal com isso causando um desarranjo social.

Falar de valores humanos não é nada fácil , significa, aceitar que nós temos a capacidade de produzir e alterar a realidade ao nosso redor , construída a partir de uma consciência coletiva do que é certo e errado , sendo assim cada individuo é responsável pela sociedade.

Mas problema começa quando nos acostumamos a relacionar corriqueiramente o termo "ser humano" á falhas e defeitos , "Sou humano, sendo assim tenho meus defeitos..." ou "Errar é humano!" , afirmações como estas passaram a ser na maioria das vezes apenas justificativas para as muitas perdas de valores humanos , claro que sabemos que não existe ninguém perfeito , mas errar é muito diferente de desvios de conduta.

Se alguém lhe mostrasse uma pequena semente dizendo que dentro dela há uma linda arvore que produzirá frutos e flores , você provavelmente acreditaria , pois sabe que a semente se cultivada corretamente em terreno fértil, com cuidados necessários , nascerá uma planta que produzirá frutos e flores . Mas, e se eu disser que dentro de você existe uma pequena semente que, por mais imperfeita que você ache que pareça , dela nascerá uma pessoa única no universo ? Muitos duvidariam! Pois basta proporcionarmos as condições propicias de educação , família , amor , etc e dispensarmos o cuidado necessário , para que essa pessoa brote para o mundo e espalhe as suas sementes.

Mas se ocorrer justamente o contrario , em ambos dos casos não proporcionarmos o mínimo de condições de fertilidade correremos risco de não produzirmos nada ou pior ainda produzirmos uma arvore frágil , com os galhos retorcidos e incapazes de gerar frutos ou flores ou uma pessoa com sérios desvios de caráter e valores.

Para resolver estes problemas , necessitamos reconstruir o indivíduo, pois a situação externa de um povo reflete simplesmente a situação interna de cada um de nós. Não se pode construir uma sociedade justa se não houver homens , mulheres, crianças, idosos, justos.

A mudança de valores começa em cada um de nós , sendo assim você também é responsável por essa mudança.

"Nossas palavras de vida não são para passarmos a frente de outros. Mas, para passarmos adiante de nós mesmos". Bhagavan Sathya Sai Baba

A CANÇÃO DOS HOMENS

Quando uma mulher, de certa tribo da África, sabe que está grávida, segue para a selva com outras mulheres e juntas rezam e meditam até que aparece a "canção da criança".

Quando nasce a criança, a comunidade se junta e lhe cantam a sua canção.

Logo, quando a criança começa sua educação, o povo se junta e lhe cantam sua canção.

Quando se torna adulto, a gente se junta novamente e canta.

Quando chega o momento do seu casamento, a pessoa escuta a sua canção.

Finalmente, quando sua alma está para ir-se deste mundo, a família e amigos aproximam-se e, assim como em seu nascimento, cantam a sua canção para acompanhá-lo na "viagem".

Nesta tribo da África há outra ocasião na qual os homens cantam a canção.

Se em algum momento da vida a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, levam-no até o centro do povoado e a gente da comunidade forma um círculo ao seu redor.

Então lhe cantam a canção.

A tribo reconhece que a correção para as condutas anti-sociais não é o castigo, é o amor e a lembrança de sua verdadeira identidade.

Quando reconhecemos nossa própria canção, já não temos desejos nem necessidade de prejudicar ninguém.

Teus amigos conhecem a "tua canção" e a cantam quando a esqueces.

Aqueles que te amam não podem ser enganados pelos erros que cometes ou às escuras imagens que mostras aos demais.

Eles recordam tua beleza quando te sentes feio; tua totalidade quando estás quebrado; tua inocência quando te sentes culpado e teu propósito quando estás confuso.

Tolba Phanem , poetisa africana