Meu Simca Chambord

Marcelo Nova não tinha medo de cara feia, não, e ao lado de Raulzito em ''A panela do diabo'', escrevia o sacro e o profano... mas esses caras têm história pra contar...

A música que destaco, é ''Simca Chambord'', curto muito as bandas alternativas dos anos 80, e escolhi essa música porque admiro a reflexão da letra em relação a um cenário político que marcou a história do Brasil.

Ouvindo Simca Chambord,percebi que a letra contêm elementos de protestos contra a censura, narrada em fatos comuns da sociedade da época...

Como nesse trecho:

''Meu pai comprou um carro,
Ele se chama Simca Chambord.


E no caminho da escola eu ia tão contente,
pois não tinha nenhum carro
Que fosse na minha frente.
Nem Gordini nem Ford
O bom era o Simca Chambord.


O presidente João Goulart,
um dia falou na TV
que a gente ia ter muita grana
para fazer o que bem entender.

Eu vi um futuro melhor,
no painel do meu Simca Chambord...''


A imprensa avisava prosperidade, nas rádios e televisões..

A euforia de dias melhores se espalhava pelas ruas, tática do Governo para disseminar ufanismo eufórico à população. 

''(...) mas eis que de repente, foi dado um alerta, ninguém saía de casa e as ruas ficaram desertas. Eu me sentí tão só, dentro do Simca Chambord!''

Pois a realidade não estava tão boa assim, haviam coisas escondidas nas sombras de informações, mortes não eram anunciadas e pessoas desapareciam...

As canções da época eram muito bem escritas, usavam da ambiguidade a forma perfeita de expressão, porque como já diz um velho ditado ''Para um bom entendedor meia palavra basta''.

E de pensar que era proibido expressar sua opinião livremente, hoje em dia pode-se falar o que quiser ( o que quiser mesmo!!!). Ninguém vai te bater por isso!

''Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.'' Um camarada chamado Voltaire já dizia isso.


 
Claíse Albuquerque
Enviado por Claíse Albuquerque em 12/11/2013
Reeditado em 06/08/2014
Código do texto: T4567761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.