Serenidade

Vivemos em um mundo moderno repleto de tecnologia, progresso e consumismo, onde tudo parece estar a nossa disposição através de um “click” , mas existem ainda alguns produtos que não se encontram nas prateleiras dos supermercados , como a felicidade , serenidade , compaixão , paciência , amor , compreensão e etc , sem eles em sua plenitude às pessoas se encontram cada vez mais longe da essência da vida , em algum momento da nossa jornada o ser humano distorceu o significado da vida e se perdeu em suas próprias angustias , um dos nossos desafios no século XXI é reencontrarmos o caminho de volta para dentro de nós mesmos , uma viagem interior , para readquirirmos conhecimentos há muito esquecidos.

Você já percebeu que todo homem sábio é sereno.

A serenidade é uma conquista que se consegue através do próprio esforço pessoal ,passo a passo , onde pequenos desafios são superados , as irritações controladas , desarranjos emocionais corrigidos , à vontade bem direcionada , as ambições refreadas , estas são algumas das atitudes a serem re-aprendidas para a aquisição da serenidade.

Temos que recuperar nosso equilíbrio interior para que assim possamos recobrar a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos , rompendo as cadeias de autopiedade e ficando livres para empenharmo-nos em novas atividades realmente fundamentais.

"Senhor, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez, aproveitando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para a paz...”

A Oração da Serenidade como escrita por Reinhold Niebuhr

Os dez mandamentos da serenidade de Papa João XXIII

1. Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver todos os meus problemas de uma só vez.

2. Só por hoje, terei o maximo cuidado com o meu modo de tratar os outros, sendo delicado em meus modos, não criticando/julgando ninguém, não tentando melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim mesmo.

3. Só por hoje, me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só no outro mundo como neste também.

4. Só por outro, me adaptarei as circunstancias sem pretender que as circunstancias se adaptem aos meus desejos.

5. Só por hoje, dedicarei pelo menos 10 minutos de meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida de minha alma.

6. Só por hoje, praticarei uma boa ação sem contar para ninguém.

7. Só por hoje, se for ofendido em meus sentimentos procurarei que ninguém saiba.

8. Só por hoje, farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente mas, em todo caso, vou faze-lo. E me guardarei bem das suas calamidades - a pressa e a indecisão.

9. Só por hoje, serei firme em minha fé de que a Divina Providencia se ocupa de mim como se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstancias manifestem ao contrario.

10. Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.