Sociedade Coisificada

Você já passou pelo processo de coisificação?

O processo de coisificação consiste em solidificar-se em meio a vaidade e ambição, sendo essa fase tem como característica a subordinação às ondas impostas pelas telas e afins.

Para compor esse ensaio deparei-me com a seguinte situação:

Um livro estava encostado na estante da sala e ao seu lado estava o formato cinematográfico desse livro. Questionei minha irmã se o filme era bom, e ela respondeu:

- Sim, era muito bom, melhor que ler todo o livro!

- Como assim melhor? Defina melhor nesse contexto.

- O filme já está todo pronto, e o livro não, eu tenho de imaginar tudo!

- E você não consegue imaginar? Não tem capacidade?

- Não tenho tempo!!

''Não tenho tempo!'', se eu a questionasse sobre para que precisaria de tanto tempo certamente ainda estaria nesse momento dialogando...

Enfim, essa situação é digna de coisificação,ela já faz parte do bando coisificado! Reflexo de uma sociedade feita de plástico e moedas.

Uma onda de coisificação está se aproximando, uma tempestade de areia como aquela que os chineses têm o infortúnio de conviver.

Quanto a minha irmã, a fiz refletir sobre a magia proporcionada pelas páginas de um livro, não menosprezando a sétima arte, mas pelo livro não temos tempo a correr.

Hoje minha irmã é frequentadora assídua de uma linda livraria e colecionadora das obras de Sir Arthur Conan Doyle, como a irmã que vos escreve!

Claíse Albuquerque
Enviado por Claíse Albuquerque em 25/11/2013
Reeditado em 25/11/2013
Código do texto: T4586208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.