Ensaios com Montaigne - Você se movimenta? Para onde seu movimento te (e)leva?

“Pinto-o como aparece em dado instante, eu não pinto o ser. Eu pinto a passagem (...) se minha alma pudesse tomar pé eu não ensaiaria, eu me decidiria: ela está sempre em aprendizagem e à prova”. (MONTAIGNE, ENSAIOS, Sobre o arrependimento)

O que seria da Terra se o sol parasse de brilhar? “— Posso te perguntar de que cor é o leite? — Branco. — Então, quando ele pensa em leite, pensa na cor branca. — E quem faz o leite? — A vaca. — E o que come a vaca? Mato. — Prado, chuva, nuvens, céu...astros...universo...Deus...se assim quiserem. Universo...astros...céu...nuvens...chuva, prado...grama...muuuuh...vaca...leite. Uma imagem viva de Deus se assim quiserem. Os padres não tem nada a ver com isso. — Então tudo depende de nós! — Recomecemos do princípio. Pensa-se por associações. Há correspondências entre o mundo animal, vegetal e humano”.

E no caso do homem, o que se sucede se não se move? Segundo Donald Shüller, em seu livro “Heráclito e seu (dis)curso", torna-se idiota. Como ele aponta, tendo como referência a etimologia da palavra, idiota é aquele que não sai de si, pois pensa que o sol assim como a terra giram em torno dele: são seus escravos por assim dizer. Acredita, pois, que Tudo vive exclusivamente para servi-lo — e até amá-lo.

Da mesma forma podemos encarar a situação daqueles que tentaram deter a marcha da vida, tentando erigir a sua imagem e semelhança, monumentos a base de sangue. Você quer exemplos? Basta procurar as pistas daqueles que buscaram libertar a humanidade assim como despertá-la para novos horizontes, para descobrir qual foi a “amável” atenção, consideração e resposta que os “donos do mundo” ou "idiotas" lhes deram.

“— A filosofia nunca é conveniente [...] O filósofo ainda que nada possua é dono do próprio destino [...] Sei de cor os discursos com os quais martelaram nossas cabeças, desde o berço até a escola e depois o púlpito! ‘Sejam pobres de espírito, sejam humildes de mente’. ‘Renuncie a razão, apague a luz ofuscante da inteligência que o inflama e consome... porque quanto mais souber, mais irá sofrer’. ‘Renuncie aos seus sentidos’. ‘Seja prisioneiro da Santa Fé’. ‘Viva como gado’. Viver desse jeito é como estar morto’. — Há momentos em que você e suas teorias me provocam medo. Penso na desordem que poderia nascer no mundo se todos... até os servos, os barqueiros...os que queria trazer para minha casa, os pobres... se habituassem a pensar como você quer. — Há homens que vivem bem, como você. E há outros que tem que se sacrificar. Mas todos os homens são iguais, e todos tem direito de levantar a cabeça para o céu: lá onde, no ponto mais alto, brilha o sol da verdade.”

Disse Heráclito que o homem nunca entra no mesmo rio duas vezes. Questões: por que ele ou o rio mudam? Ele ou o mundo? Por que resolveu entrar nesse rio, nesse curso, nesse mundo? Por que o homem, o rio, o curso, o mundo podem mudar?

Imaginem se o homem tivesse se contentado, e lutado com todas as forças para se manter na idade da pedra. Seria capaz? Creio que não! Da mesma forma que grandes impérios e civilizações desmoronaram, por que uma ideia estagnada vinda do homem não estaria fadada a ser esmagada, em um mundo que nunca para de se transformar?

Se vão para o esquecimento aqueles que buscam levar a humanidade para o túmulo, eternizam-se os que lhe dão asas com suas filosofias, aqueles que não tem em mira encerrar a vida, mas mantê-la aberta para a comunicação, para o esclarecimento.

“O saber resulta dos que andam [...] Por que o discurso em qualquer de suas acepções é ação, sem movimento não há entendimento. O sonho toca adormecidos. Para entende-lo é preciso despertar e refletir sobre ele. O entendimento segue os passos do Discurso: reúne, estabelece relações; trabalho de despertos.”

"Estamos no mundo e não estamos. Fechamos as portas da casa de todos, encerramo-nos na nossa". Teria, você, a ousadia de sair por aí abrindo portas trancafiadas a sete chaves? Força para abrir teus olhos até o ponto de enxergar portas que foram pintadas de muros? Coragem de deixar a porta da sua casa aberta, tanto para sua saída como para entrada de desconhecidos? Não atoa disse Nietzsche que é a loucura que abre alas para a nova ideia.

Fontes:

Ensaios, Montaigne

Heráclito e seu (discurso)

Filme que retrata passagens do filósofo Giordano Bruno condenado a fogueira por querer iluminar a humanidade: http://www.youtube.com/watch?v=nP78KdK_tSQ&hd=1