Percalços de um profeta

O grande paradoxo dos profetas consiste na possibilidade de inviabilizar previsões nefastas. Nem tudo são flores, então, não surpreende que algumas profecias pintem catástrofes e outras ocorrências indesejáveis. O dilema do profeta se manifesta no seguinte: ou a previsão é imutável, o fato previsto inexorável e, portanto, a previsão inútil, ou a previsão da catástrofe pode se tornar um alerta para o mundo, impedindo assim sua própria ocorrência. Em ambos os casos o profeta se dá mal, sendo inútil no primeiro caso, mentiroso no segundo.

Outro problema que costuma afligir os profetas é o seguinte: antes da ocorrência do fato, nossas previsões são vistas com descrédito, poucos lhes dão atenção; depois do acontecido, no entanto, elas tornam-se óbvias: depois da ocorrência de um fato importante, percebe-se que todo o passado teria sido indicativo do evento, mas só os profetas o perceberam.

Tenho previsto a iminência de uma grande guerra, em 2017, ocidente X oriente. A previsão é relativamente antiga, postada aqui com certo atraso:

http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/3902056

as causas expostas na justificativa se mantêm, assim como as razões para se tentar evitá-la.

A profecia só terá tido relevância se vier a falhar.