NÃO ESTAMOS SÓS

Uma mulher grande, vestida de branco. Alta, magra, negra. Parece abarcar tudo que está acima e abaixo dela com seus enormes braços.

É uma imagem recorrente em meus sonhos. A sensação é boa, reconfortante.

Tive uma revelação de que se trata do ser primordial: a Grande Mãe que habita dentro de nós. Os arquétipos que trazemos da criação, desde os nossos ancestrais.

A mulher que dá a vida, capaz de verter leite, seiva que alimenta os rebentos nos seus primeiros anos na luz do mundo.

Não é por acaso que esta mulher vem da África. A Mãe África, um dos mais antigos continentes do Planeta.

Os olhos da criança buscam a mãe, cujo olhar fita a terra onde estão plantadas as raízes do seu povo.

Quem sabe seu olhar atravessa o tempo e encontra lá no início aqueles que a trouxeram até o tempo presente.

Quem sabe a criança, extasiada, veja nos olhos e na figura de sua mãe todos os ancestrais que ela traz na sua memória, vivos, na sua condição de mulher e de mãe.

O menino contempla o rosto da mulher como quem contempla o rosto da Mãe Primordial, a Grande e Única Mãe de todos nós.

Quão belos são esses seres retratados, exaltados na sua dignidade e beleza, onde quer que estejam, sob as mais variadas condições, alcançados pelas lentes de uma digital e os olhos da alma do artista, capazes de capturar e imprimir nas imagens a poesia, os contrastes de luz e sombra intrínsecos ao ser.

03/12/2013

***************************

Inspirado na foto:

Foto: SEBASTIÃO SALGADO

em Sesc Belenzinho - 1º/12/2013

Foto da foto de Sebastião Salgado: Dirce Carneiro