Segurança, bom senso e normas idiotas

Temos seguido mais uma tendência americana, a das mensagens de segurança idiotas. Tais mensagens surgiram para propiciar garantias legais; atestam a condição obtusa de tribunais, juízes e legisladores, e, via de regra, nossa ignorância generalizada.

Fiquei surpreso ao encontrar a risível mensagem recomendando as pessoas a conferir a presença do elevador antes de entrar! Acredito ter sido aprovada uma lei idiota obrigando os prédios a colocar o aviso à porta dos elevadores, verdadeira piada. De fato, a porta do elevador deve estar travada, sem sua presença no andar; abrir a porta sem ele ali é tão provável quanto abrir, por acaso, uma porta trancada a chave. Quando a porta se abre estranhamente, e alguém cai no buraco do elevador, houve um crime, a porta foi aberta com esse intuito, e a pessoa empurrada lá. Terá havido alguma queda assim do primeiro andar? Pensei em recomendar que os cidadãos conferissem a presença real do elevador, garantindo não se tratar de imagem holográfica, ou ilusão; não há limites para a paranoia da segurança absoluta.

Parece ter havido norma idiota contra o uso de telefones móveis em postos de gasolina, temendo que uma faísca do aparelho causasse explosão ou incêdio. A idiotice da medida fica explícita ao se considerar que o motor do carro provova mais faíscas que o aparelho. Em aeroportos também se justifica a proibição de fumo na pista devido à possibilidade imaginada de ignição de combustível por cigarro aceso. Nesse caso a medida parece ligada à intolerância, e perseguição aos fumantes, também em moda. Aliás a crença de que os cigarros causam incêndios em pastagens e matas deveria ser testada: sugiro aos que acreditam nessa lenda tentar colocar fogo no mato com o uso de cigarros. É difícil imaginar limites para a idiotice humana.