A interdisciplinaridade e a postura do educador

Muito se tem discutido acerca da interdisciplinaridade, diversos autores elaboram conceitos que possam realmente explicar o que seja a interdisciplinaridade, e como ela pode solucionar o atual problema da fragmentação do conhecimento. Mas apesar do valor dessas discussões, há uma questão que também merece destaque, diz respeito a atuação do educador, sua postura interdisciplinar que não só possibilita o diálogo entre as disciplinas mas também viabiliza o contato do aluno com o conhecimento mais amplo e significativo.

A partir de uma reflexão sobre sua prática, sobre o desafio de atender a nova dinâmica social, o professor é capaz de compreender a importância de se ter uma atitude interdisciplinar. Pois para que a interdisciplinaridade garanta a construção de um conhecimento globalizante, que permita ao indivíduo compreender, prever e mudar sua realidade, é necessário uma nova postura.

Em outras palavras é necessária a atitude de busca, envolvimento, compromisso, reciprocidade diante do conhecimento. Isto prova que somente a integração dos conteúdos não é suficiente para dar conta desse mundo tão complexo e rico no qual vivemos.

Além disso, é importante salientar que essa nova postura interdisciplinar do educador, se constrói em um ambiente escolar que valoriza o trabalho coletivo e solidário, pois no interior de uma escola participativa e decisiva é que o professor planeja e executa projetos, buscas novas práticas interdisciplinares, que alcancem o objetivo de formar outro sujeito social e superem as barreiras da fragmentação dos conhecimentos. Segundo Ecleide Cunito ( p.44), “ É no fazer junto que vão surgindo as possibilidades de articulação de práticas e o aparecimento de trabalhos interdisciplinares.”

Também contribui para a construção de uma atitude interdisciplinar a valorização das experiências individuais dos professores, pois esse resgate da trajetória pessoal e profissional do educador além de criar a possibilidade de uma maior interação entre ele e seus alunos, é de fundamental importância na formação de professores e pesquisadores interdisciplinares. A trajetória da escola também é relevante para que se criem zonas de interseção com a comunidade e com a realidade, pois essa retomada da trajetória escolar realizada coletivamente levará a construção de um Projeto Pedagógico da Escola, que com certeza terá como objetivo a formação de um sujeito dotado de uma postura interdisciplinar.

É importante que no ambiente escolar haja esse movimento de flexibilização de interação entre alunos, professores e comunidade. É nesse espaço que se constrói educadores dinâmicos, com projetos originais e com uma verdadeira postura interdisciplinar. Assim sendo é a partir dessa postura que novas práticas, atividades, recursos e organização do tempo e espaço poderão de fato cumprir o papel da interdisciplinaridade que é o de garantir aos alunos não só conhecimento sobre o mundo, mas um conhecimento do mundo, que os levem a compreender e participar efetivamente de sua realidade.

Aline Rabelo
Enviado por Aline Rabelo em 06/03/2014
Código do texto: T4717977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.