O Coração

O coração.............. Ah! O coração. Esse guerreiro que não descansa nunca, que trabalha 24 horas por dia, 30 dias por mês, 365 dias por ano. Como pode ser tão forte? Nos permite viver, distribuindo nutrientes e oxigênio a cada uma das bilhões de células do nosso corpo e, de quebra, leva para fora o gás carbônico nocivo ao nosso organismo. Isso é fisiologia, ciência.

Mas o coração tem muitas outras funções não palpáveis fisicamente como AMAR, amar a Deus, aos pais, aos amigos e a outra pessoa; SOFRER, sofrer por alguém, por um ideal, por uma razão; SONHAR, sonhar com um novo dia, uma nova esperança, um novo sentimento.

Quantas vezes já ouvimos: - “Você magoou meu coração”; ou - “Ele partiu meu coração; - Meu coração está sofrendo por ti”; - ! Meu coração está em pedaços”; - “Meu coração bate descompassado quando te vê”; - Meu coração dispara quando me olha”; - “ Meu coração está em pedaços”; e muitas outras expressões que os homens criaram para tentar demonstrar a emoção da conquista, do desejo, do afeto, da cumplicidade, da partilha, da renúncia, da perda. Por que todas essas expressões metafóricas estão relacionadas com o coração? Justamente porque ele é vermelho como a paixão, tem um formato único, inconfundível, arredondado, aconchegante , próprio para o alojamento do amor, sentimento maior que move o mundo na direção da paz, de Deus, da alegria e da felicidade. Mas, se o coração é nosso porque deixamos que outros o magoem, firam, e o façam sangrar?

Acontece que não depende da nossa vontade. Assim como os músculos do coração possuem movimentos involuntários, ou seja , independe da nossa vontade ele trabalhar e fazer a distribuição de sangue pelo corpo, assim são os sentimentos que se alojam no seu interior. Têm vontade própria . Não adianta querermos gostar ou não de alguém. É ele que decide . A razão não tem vez quando o assunto é amor e coração. Gostar, querer, desejar, amar .............

Ahhhhhhhh! Quão maravilhoso é esse órgão e quão malvado pode ser também. Afinal, no coração não se alojam apenas os “bons” sentimentos : amor, carinho, ternura , amizade, gratidão; mas também mágoas, ressentimentos, raiva, tristeza, abandono. Esses sentimentos são os que mais precisamos cuidar para não sufocar e extinguir os bons.

E assim vamos vivendo, um dia de cada vez, amando, sofrendo, sorrindo , chorando, alegres, tristes, esperançosos e descrentes, entusiasmados e apáticos, mansos e rebeldes, carregando a certeza de que ele, o coração, mesmo que muitas vezes, não queiramos acreditar está sempre com a razão.

Catleya
Enviado por Catleya em 02/04/2014
Código do texto: T4753742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.