Passou uma brisa por aqui! Eu chamei de Tornado “São Francisco”

Quando criança, o vento era meu amigo, me divertia empinando pipa, fazendo cata-ventos ou bolinhas de sabão. Nos dias de calor meu amigo me refrescava e quando assobiava nos cantos do telhado ou dançava com as árvores anunciava a temporada de inverno. No litoral nos acostumamos com a presença constante dos ventos predominantemente na direção sul e norte/nordeste. Acompanhando os ventos chegam as chuvas e as tempestades, as mudanças de clima. Em Osório, utilizamos a força dos ventos para produzir energia como podemos observar de longe, a imponência do Parque Eólico. Muitos esportes aquáticos se desenvolveram auxiliados pelos fortes deslocamentos de ar, como o kitesurf e o windsurfe. Essa característica arejada do litoral inspirou a sétima arte e o primeiro filme falado produzido no Rio Grande do Sul gravado em Torres foi o Vento Norte (1951).

O ar nos permite viver e ao mesmo tempo é invisível aos olhos, apenas sentimos. Assim, são as verdadeiras amizades e como toda amizade, há amor e desentendimentos. Percebi que o vento não era aquele amigo fiel que eu pensava há 10 anos atrás, quando nossa região foi devastada pelo mau humorado Furacão Catarina! Essa experiência marcou profundamente a memória social da população torrense. No livro “ Torres em Transe” da amiga e filósofa Fernanda Carlos Borges (colunista deste jornal) há menção de um Vento Purificador, “ um grande vento para levar dali os maus espíritos, os pensamentos nocivos, os fantasmas magoados”. A fúria do vento afastaria as maldições.

No dia 13/02/2014, entre 18:30 h e 18:45 h testemunhei a formação de um Tornado no bairro São Francisco, na porção sul da cidade de Torres. Telhas, madeiras e diversos objetos pairavam a mais de 20 m do chão em forma circular, constituindo um grande funil furioso derrubando muros, destelhando casas e deixando um rastro de destruição. Os mais atingidos foram os moradores de periferia dos bairros Guarita e São Francisco que presenciaram atônitos o fenômeno, seguido por uma chuva implacável. Segundo o amigo Bento Barcellos, responsável pelo Instituto Meteorológico em Torres, a formação de tornado é um evento climático imprevisível, raro e de curta duração. Para aqueles que quiserem podem assistir o vídeo no Youtube: O Tornado em Torres/RS disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9IlWki6w4ps

Minha relação de amizade com este velho amigo continuará instável, um pouco abalada e sem a nostalgia da infância. Passou uma brisa por aqui! Eu chamei de Tornado “São Francisco”.

Publicado em Jornal Litoral Norte RS