MÍDIAS SOCIAIS, SEU VERDADEIRO SENTIDO

Lêda Torre

A mídia social não é somente uma mídia nova. Ela criou um novo ambiente, um novo espaço e forma de relacionar-se com os outros. Com essas novas mídias, nos relacionamos com pessoas que nem conhecemos, mas é como se fôssemos velhos amigos. Isso é novo. O que nos vincula é algo já tão antigo: a busca incessante de aproximação com o outro, sentir o afeto, trocar experiências, desejo de ser feliz.

Entretanto, muito se teme, principalmente em relação aos jovens, aos adolescentes e nossas crianças pelo medo delas se ligarem demais como já estão, às mídias. Mas, para quem se lembra, com a Televisão foi este mesmo ufanismo próprio das novas mídias.

O verdadeiro sentido das mídias sociais é na realidade, estabelecer vínculos. O contato virtual nunca vai substituir o presencial. Pelo contrário, o contato presencial vai ser muito mais qualificado, bem mais diverso, inédito, criativo.

A mídia social se bem utilizada pode nos trazer conteúdos e discussões sobre: espiritualidade, política, artes, vida agrária, luta social, etc. Também nos traz histórias de vida, o que muitas vezes nos vincula até mais do que o conteúdo. Hoje, se constrói comunidades por interesses comuns, por afinidades, por pertencimento.

Mas, pelo outro lado da moeda, as mídias sociais proporcionam a banalidade, a frivolidade, o escancaramento da própria intimidade, incitando as pessoas do mal. Portanto, essas mídias, precisam ser revistas e utilizadas sempre para algo construtivo. E tem muito para fazer.

_______São Luis, 25/04/14________

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 26/04/2014
Código do texto: T4784375
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.