A VIOLÊNCIA DO BICHO HOMEM:

O QUE MAIS PREOCUPA COM RELAÇÃO À VIOLÊNCIA HUMANA É QUE SUAS PERENES AÇÕES PARECEM NÃO NOS INDIGNAR MAIS, E ALGO EMPEDERNIDOS, COMO SE ANESTESIADOS, APENAS COMPUTAMOS NOSSOS NÚMEROS CADA VEZ MAIS CRESCENTES.

É COMO SE, ENTRE NÓS, A VIOLÊNCIA JÁ SE NOS ACULTURASSE AO NOVO PADRÃO DE VIDA EM SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE NA VIDA URBANA DAS GRANDES CIDADES.

RECENTEMENTE UMA CAMPANHA CAUSOU POLÊMICA FRENTE AS LAMENTÁVEIS MANIFESTAÇÕES DE RACISMO NO ESPORTE MUNDIAL, UMA MODALIDADE DE VIOLÊNCIA ALGO VELADA, MAS MUITO AGRESSIVA.

"SOMOS TODOS MACACOS" FOI UM SLOGAN QUE CAUSOU INDIGNAÇÃO ASSUSTADORA PELA IMPRENSA E PELAS REDES SOCIAIS.

TODAVIA, DO MODO QUE A SOCIEDADE HOJE SE COMPORTA, NÃO RESTA DÚVIDA: "SOMOS TODOS ANIMAIS IRRACIONALMENTE DESUMANOS E MUITO VIOLENTOS" E COM CERTEZA, OS MACACOS SÃO MAIS INTELIGENTES E MEMORAVELMENTE BEM MAIS "HUMANOS" NO QUE TANGE AO RESPEITO NA SUA CONVIVÊNCIA SOCIAL HARMONIOSA, ASSIM COMO O É EM TODO REINO ANIMAL.

VALE LEMBRAR QUE, ENTRE NÓS, EXISTE TODA SORTE DE VIOLÊNCIA: A EXPLÍCITA E A SUBLIMINAR, AMBAS ARQUITETADAS PELA INTELIGÊNCIA USADA COM REQUINTES DE CRUELDADE, A CARACTERIZAR UM EXPLÍCITO SADISMO SOCIAL.

ASSÉDIOS, BULLYINGS, OMISSÕES, NEGLIGÊNCIAS, RACISMOS DE VÁRIOS "MODUS OPERANDIS" E VIOLÊNCIAS DOMÉSTICAS, APENAS A EXEMPLO, SÃO ESPÉCIES DE VIOLÊNCIAS MUITAS VEZES SILENCIOSAS CUJOS DANOS INDIVIDUAIS E SOCIAIS SÃO IMENSURÁVEIS.

MAIS DIFÍCIL QUE ANALISAR A GENÊSE DE TANTA VIOLÊNCIA REINANTE ENTRE NÓS, SERIA ENCONTRAR CAMINHOS PARA EXTERMINÁ-LA.

TALVEZ ESTEJAMOS BEM DISTANTE DAS PREVENÇÕES E DAS SOLUÇÕES, TODAVIA, O QUE DEVEMOS EVITAR É DE NOS ACOSTUMARMOS COM ESSE MUNDO TÃO VIOLENTO, JÁ BANALIZADO.

REPELIR, RENEGAR, INDIGNAR, DENUNCIAR...SÃO VERBOS QUE DEVEM SER CONJUGADOS EM PROL DO BEM ESTAR SOCIAL.

AFINAL, A PAZ COLETIVA DEPENDE DO RESULTADO DAS AÇÕES AGREGADORAS INDIVIDUAIS , AS QUE EMANAM DO BOM SENSO DE CADA UM DE NÓS.

AFINAL, COMO DISSE MARTIN LUTHER KING: "O QUE PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS".

QUE ESSE SILÊNCIO NÃO AFAGUE- TAMBÉM!- A VIOLÊNCIA QUE NOS ASSOLA.