Escrita Criativa: a Noite Negra da Alma/ Uma experiência mística e literária

( A Noite Negra da Alma como ferramenta de redação criativa)

" A Vida de Um Projeto" é o nome da representação gráfica que vi em certo livro de redação criativa.

Ali analisava-se hipoteticamente os altos e baixos do processo de criação de uma certa história. Onde, partindo-se de uma boa ideia, que entusiasma bastante o escritor, no entanto ao executá-la ele encontra dificuldades para desenvolve-la, resultado que estando aquém do desejado, faz com que se sinta frustrado e desanimado e pense em desistir do texto ou mesmo deletá-lo.

Neste momento o gráfico da escrita criativa mostra a travessia da chamada "Noite Negra da Alma", que consiste em ve-lo enfrentar o desânimo e os sentimentos negativos, buscando uma perspectiva melhor, o que permite chegar a um estágio psicológico positivo, para seguir em frente no seu texto até conseguir obter um resultado mais satisfatório.

Neste contexto o gráfico da "A Vida de 1 Projeto", no livro de escrita criativa, mostra seis etapas - a de 1 à 4 em sentido descendente; e a de 5 à 6, ascendendo - em que vemos a oscilação de pensamentos na mente do tal escritor:

1. "Esta é a melhor ideia de todos os tempos!"

2. "Ok, é mais difícil do que pensei..."

3. "Isso vai dar algum trabalho..."

4. "Ficou uma merda, além de chato "

Atravessada a "noite negra da alma" ele consegue chegar ao chamado "Áureo Amanhecer", onde a consciência muda para um estágio melhor:

5. "Será bom terminar porque assim vou aprender algo para a próxima vez"

6. "Está terminado: é uma merda mas não tão ruim como pensei"

>> A NOITE NEGRA DA ALMA <<<

( A noite Negra como uma experiência mística )

O curioso neste gráfico é o uso da expressão Noite Negra da Alma (Noite Escura da Alma/NEA), que pode ter sido inspirada por uma frase do escritor Scott Fitzgerald: "Numa noite escura da alma são sempre três horas da manhã".

Embora os místicos de diversas tradições espirituais a usem para falar de um processo de transformação interior, onde passamos da escuridão e da ignorância (quando tudo parece não ter mais saída) para um ganho de consciência, que mudará a perspectiva e mesmo a nossa sorte.

( A noite Negra da Alma e superação do Ego)

A superação da Noite Escura da Alma é também a transformação do ego, com suas ideias inadequadas sobre quem você é. Ego que faz você pensar demasiadamente em si mesmo, que faz ainda você querer dominar a vida. Ele que só poderá ser dissolvido mediante uma consciência mais elevada sobre o que é a verdadeira natureza do ser humano. Dizem os estudiosos desta questão mental e espiritual:

Noite escura da alma, onde o ego, uma vez impotente e enfraquecido, só assim será dissolvido e transmutado. Momento em que a pessoa se vê diferente do que pensava que era. A noite escura da alma que é uma espécie de bênção disfarçada, porque acaba com ilusões e fantasias criadas pelo nosso ego. Uma iniciação que passa por cima do modelo criado por ele. A partir disso é que nós podemos ver que a NEA é a passagem que faz um exame de nos mesmos, para que possamos passar de um mundo da dualidade para um mundo integral e de unidade. Assim transformamos o ego em modelos de viver que inspiram compreensão do conhecimento e da verdade primordial".

Acrescentam os budistas:

" A noite passa. O novo dia nasce. A Luz retorna. Portanto, se você estiver atravessando uma noite escura da alma, não abra mão de sua fé, não vacile na sua determinação. Não tente voltar ao "conforto" ou "harmonia" ou "segurança" anterior. Se, no seu coração você sabe que está ouvindo a voz de sua Natureza em Buda, prossiga firme. Mergulhe, deixe que a Grande Dúvida lhe "consuma" até os ossos, até a medula, até restar somente o grande Vazio. Estique a sua fé, mantenha a sua determinação - e atinja mais um pedaço da Iluminação. O importante é de sempre manter-se firme na busca de Sabedoria e Compaixão".