I Fórum do Patrimônio Histórico e Cultural de Torres

Neste carnaval, a comunidade torrense teve um motivo a mais para comemorar! Após quase duas décadas, Torres parou para refletir sobre sua história e seus bens culturais no I Fórum do Patrimônio Histórico e Cultural realizado na noite do dia 27 de fevereiro no Auditório da Casa Municipal de Cultura. O último evento organizado neste sentido, foi o Raízes de Torres em 1995 com intuito de socializar o conhecimento produzido pelas pesquisas sobre História Regional. Este encontro reuniu diversos pesquisadores do sul do Brasil e o resultado das discussões foram compiladas em uma publicação que virou referência para os estudos posteriores. O fórum deste ano foi uma iniciativa do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Torres – COMPHAC e contou com a participação da sociedade civil, estudantes, educadores, pesquisadores, ativistas culturais e representantes de organizações não-governamentais e do poder público municipal.

Atualmente, no mundo inteiro são discutidas políticas públicas que visam à integridade e preservação das múltiplas expressões culturais. Podemos considerar como exemplos do Patrimônio Cultural: os casarios históricos, os sítios arqueológicos e paleontológicos, os parques naturais, florestas e áreas de preservação permanente, as danças folclóricas, a culinária tradicional, o artesanato, os saberes e fazeres, os gestos, técnicas e muitos outros elementos que compõe a identidade, a história, a memória e o meio ambiente de uma comunidade ou de uma nação.

Segundo o historiador francês Pierre Nora, “os lugares de memória nascem e vivem do sentimento que não há memória espontânea”, ou seja a sociedade moderna necessita criar “arquivos” que nos conectem com o passado. Estes dispositivos da memória são acionados através da percepção e da relação com os objetos antigos, fotografias, cheiros, sons, sabores, os lugares e paisagens e as edificações históricas que são os testemunhos do passado que persistem no presente.

A importância da preservação do patrimônio histórico cultural observando os aspectos legais e sua promoção e reconhecimento através de ações educativas permanentes foram prerrogativas ressaltadas pelos pesquisadores presentes. As lições que este encontro deixou foram muitas, mas principalmente que se multiplique o consenso entre os participantes:

PRESERVE O PATRIMÔNIO CULTURAL ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!

Publicado em Jornal Litoral Norte RS

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 05/05/2014
Código do texto: T4795400
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.