HABEMUS PAPAM

Habemus Papam

“A cabeça pensa onde os pés pisam”.

Ouvi esta frase do Dr. Leonardo Boff http://www.leonardoboff.com/,

o que me levou a pensar um pouco mais além deste meu “mundinho”, mais ainda agora quando, mais uma vez, temos um europeu como representante de São Pedro entre nós.

Fui batizada e até consagrada às Filhas de Maria. Não por este nome o qual carrego há mais de meio século, mas por haver nascido em uma família Católica Apostólica Romana, que mesmo sem jamais ter conhecido Roma ou identificado suas características geográficas, sabido das posições que a Santa Sé um dia foi partidária, tampouco visto um Papa sequer pela televisão, seguia religiosamente seus medievais dogmas, o que nos ajudaram a chegar até aqui.

Cidadã do terceiro mundo que sou, me arremedo de ensaísta ou cronista e, me valendo das benesses da modernidade tecnológica, peço vênia para dizer o que penso, diferentemente do que podia aquela família que um dia me consagrou à Maria, Senhora a quem todos os dias agradeço e rogo pelos meus.

Emociono-me sobremaneira quando vejo multidões deste meu mundo sentirem-se mais iluminadas, abençoadas pelos ventos noroeste, simplesmente por poderem enxergar ao longe um outro mais vivido e culto ser humano, cujas opções filosóficas de vida o obrigam a ir de encontro às necessidades de nossos dias.

“Habemos papam”, mesmo que não osculemos, adoremos a insígnia em seu anel, ou tampouco concordemos que antes de defender um transeunte defendamos um espermatozóide; que antes da terra nos proporicionar um projeto ofertemos nossos projetos de vida aos céus, habemus papam entre nós, nos induzindo a pensar que hoje Deus está no Brasil, junto com São Bento e São Paulo, deliberando com o Cristo Redentor sobre um melhor terceiro mundo.

©Soaroir Maria de Campos 10/05/07

Para: Recanto das Letras "temas candentes"