DO COMPLEXO DE "VIRA-LATA" AO COMPLEXO DE "PIT BULL"

(Com o devido respeito a todas as raças caninas).

Resumindo de forma bem compacta: um ensaio é um posicionamento analítico sobre determinado assunto.

Assim posto, resolvi escrever sobre o COMPLEXO DE VIRA- LATA, uma propositura analítca e metafórica feita por Nelson Rodrigues, sobre o complexo de inferioridade assim batizado por ele, que leva o nome da pobre raça canina, em tese, abandonada socialmente entre os cães de raça.

Segundo Nelson Rodrigues, tal sentimento teria nascido e permanecido no mundo dos desportos quando a seleção brasileira de futebol sucumbiu em campo, a de mil novecentos e cinquenta, ao inesperadamente perder o final do campeonato mundial para o nosso vizinho URUGUAI com o placar de 2x1 lá,no Maracanã, quando paradoxalmente dominava o resultado em campo.

Quem estava lá relata que a tristeza era imensurável.

Tanto no jogo como na vida o insperado sempre ocorre de maneira irrevogável.

Desde então a metáfora do" complexo-de -vira-lata" figura qualquer situação brasileira que por ventura possa nos fazer sentir diminuídos frente ao panorama mundial.

Mais recentemente, a mídia nos traz a recente lembrança sociológica da figuração de Nelson Rodrigues, momento em que cidadãos brasileiros discutem os prós e contras sobre sediarmos a Copa do Mundo de dois mil e quatrorze, uma Copa billhonária num panorama social tão confuso e deficitário nas prioridades sociais, esse que se descortina entre nós.

Bem,quero defender a tese de que enxergar e analisar nossa realidade cidadã no diversos campos sociais decerto que está bem distante de configurar o "Complexo de Vira Lata" embora seja da natureza humana sempre admirar e cobiçar as flores aparentemente mais viçosas dos jardins do vizinho.

Quero lembrar também que os "vira-lata", aqueles caezinhos erroneamente subestimados no reino animal dos raçudos, também surpreendem quando mostram uma força heróica instintiva para se fazerem presentes nas suas missões inesperadas de resgates nalgumas tragédias humanas.

Desta forma, bem resumidadmente, quero instigar o pensamento e refutar o relembrado "Complexo de Vira Lata" no nosso panorama atual,se ou quando , por ventura, ele se tornar retórica vazia para ofuscar nossa consciência de cidadania na tentativa de embargar nossos sentidos para que nos sintamos culpados por entender o todo.

Vou torcer pelo Brasil em campo, mas uma torcida consciente, racional, como é próprio aos seres humanos.

Brasileiros, não somos "vira latas",é salutar que socialmente tal nos fique bem claro.

Temos talentos de sobra para alavancar soluções para nossos tão graves problemas reais.Só nos falta decolar...sem aquaplanagem sobre as águas das chuvas imprevisíveis.

E muito pelo contrário: hoje, infelizmente, temos um perfil sociológico tão violento e inóspito que estamos mais para a metáfora dum "complexo de Pit -Bull".E o mundo já sabe disso porque deu nos jornais que mais circulam pelo planeta.

E a meu simples sentimento entendo que pior que o "fictício complexo de inferioridade" usado hoje em dia para dissimular as justas críticas de situações muito tristes e claras aos nossos olhos, é a necessidade infrutífera de se encenar uma superioridade social megalomaníaca que ainda se mostra bem aquém das nossas telas.

Sejamos verdadeiros, será melhor para todos os brasileiros.

Em tempo de terminar; amo o meu País.