AO "PÉ DAS LETRAS" : O QUE É UM ESTADISTA?

Primeiramente gostaria de deixar registrado que aqui analiso algo que por ora me incomoda como pessoa comum e como cidadã brasileira.

Movida por um certo sentimento de tristeza respeitosa, hoje fui ao dicionário para tentar entender, à luz da semântica de raiz linguística, o que significa, de fato, ser um ESTADISTA.

Digo que ao longo da vida de cidadãos ouvimos muito esse termo na mídia, fulano é ou foi um " ESTADISTA" , termo muito citado na formação escolar através das aulas de História e inclusive nas universidades que versam sobre TEORIA GERAL DO ESTADO.

Pois bem, no dicionário HOUAISS encontrei as seguintes descrições:

1.pessoa versada nos princípios ou na arte de governar.

2.pessoa ativamente envolvida em conduzir os negócios de um governo ou moldar a sua política; homem de Estado.

3.pessoa que exerce liderança política com sabedoria e sem limitações partidárias.

Muito bem , parei para pensar e analisar as três descrições conceituais e deduzi que elas não existem sozinhas, todas se somam e em nenhum momento da vida estadista elas são excludentes entre si.

AS TRÊS COEXISTEM EM SIMBIOSE OBRIGATÓRIA E VITAL PARA A BUSCA DUM EXERCÍCIO ESTADISTA COM EXCELÊNCIA.

Tal ensaio me surgiu porque, frente a alguns atuais e tristes acontecimentos no nosso país na oportunidade da abertura da Copa do Mundo, e que infelizmente já viajam pelo próprio mundo, como cidadã eu entendo como profundo desrespeito ao estado de direito democrático do resultado de urna, direito que também engloba o respeito à posição do Estadista eleito pela vontade popular.

Penso que o povo brasileiro deveria saber o que significa a tal configuração ao pé da letras, já que fruto de conquista de voto, há de se respeitar em quaisquer circunstâncias lícitas, principalmente nas aparições públicas, e caso a refutação do desempenho das funções exista, que sejam manifestadas no uso do instrumento correto, pela formas do direito do próximo voto direto, já que a democracia é a forma de governo legítima que nos rege.

Fica muito difícil entender que um povo, em plena solenidade de abertura dum evento desportivo mundial, seja paradoxal a ponto de negar sua própria escolha legitimada no voto da maioria, soando um descontentamento malcriado ao mundo.

Penso que a todo ESTADISTA , e aqui eu adicionaria e opinaria mais um quarto conceito aos dicionários, o de que lhe compete, como representante de Estado, um treinamento psíquico a toda prova difícil para também aceitar e trabalhar com tranquilidade, postura e sem enfrentamentos públicos desnecessários, o direito legítimo de exercer sua autoridade representativa em quaisquer situações , mesmo naquelas que signifiquem ao Estadista um explícito "estado de saia justa" perante o seu povo.

Aliás, eis o estado mais difícil para ser norteado por um ESTADISTA AO PÉ DAS LETRAS.

A um Estadista lhe é concedido o direito de voz.

Que Deus ajude a todos os Estadistas do planeta , representantes supremos da direção a ser tomada nas diversas situações críticas configuradas desse mundão globalizado e sem fronteiras...mundão já nitidamente sem limites da velha e boa educação, a que cabe em qualquer lugar por parte de todos, estadistas ou não.

Aqui só uma mera opinião ensaísta sobre O QUE É SER UM ESTADISTA.