Explicando o inexplicável

Adoro futebol, já joguei inclusive em times profissionais, embora não tenha conseguido me profissionalizar aprendi a ser realista nesta arte. Quando um jogador da nossa seleção que não quero dizer o nome para não parecer pegajoso, disse que não era possível explicar o inexplicável, falei para um de meus filhos, é possível sim, porque essa derrota já era mais que previsível, tanto é que eu estava torcendo para o adversário e pelo seu futebol de alto nível, o que não podemos falar da nossa seleção.

O Brasil começou a perder essa Copa já na preparação, escolhendo adversário fácil de ser batido, convocando jogadores que no meu entendimento não tinham a menor capacidade de vestir essa camisa tão gloriosa e, um técnico muito bom, mas com métodos já ultrapassados para os dias atuais. Talvez seja por sua teimosia em escalar um centro avante parado, isso mesmo parado, já entrava em campo com dez, e este sempre na esperança de que alguém lhe encostasse para cair ludibriando o árbitro e pedir penalt, só ai já estávamos em desvantagem. Mas o fato é de mesmo antes da copa começar eu dizia a todos que o Brasil talvez não passasse das oitavas, enganei-me e foi bem pior o desastre.

Quem acompanha a História do esporte pelo mundo afora, sabe de como se forma um jogador de Futebol na Alemanha. Se não todos, quase todos tem curso superior, portanto, desenvolvendo não só a capacidade de lidar com as diversas situações, mas também de usar de sua inteligência a favor do grupo, não tem um líder, são unidos em prol de um só objetivo, ganhar e ganhar bem. Um País onde a economia é forte, a segurança existe e a saúde tem prioridade sobres coisas que nós damos muito valor, mas que na prática ficamos devendo, teria que ser superior também no futebol. Sinceramente, sou brasileiro mas não lamento nada isso que estão chamando de tragédia, melhor agora do que numa final não acham?

Explicando o inexplicável.

Nos amistosos que o Brasil fez antes desse grande evento, qual deles inspirava confiança e era uma grande equipe? Nenhuma, por isso as goleadas enganadoras de que nós, o povinho, engolia e acreditava que nossa seleção era forte o suficiente para enfrentar quem quer que fosse, deu no deu. Ninguém joga por ninguém, você tem que jogar por você mesmo e só depois então dedicar a vitória se for o caso, àquele que ficou de fora, um outro erro grave dos nossos jogadores, pois já entraram emocionalmente abalados sentido a obrigação de ganhar. Querem mais, acharam que podiam partir pra cima do adversário e que estes iriam sentir e aceitar, enganaram, até nisso eles estavam muito bem preparados, e o feitiço virou contra o feiticeiro. Outro ponto, muitos brasileiros menosprezaram a inteligência de um povo preparado para enfrentar grandes desafios, a frieza diante da pressão de uma grande torcida e de não acomodar em tempo algum por já estar ganhado e lutar até o final com galhardia e respeito ao adversário, que sirva de lição para todos nós, que sempre achamos que seríamos os melhores do mundo eternamente, não somos superiores a ninguém, somos iguais em algumas coisas, melhores em outras, mas superiores jamais. Tirando o fato de que alguns vizinhos estão querendo me linchar, só pelo fato de que a cada gol da Alemanha eu vibrava, continuo com o meu pensamento de que num País onde a corrupção impera, ainda vamos demorar muito a voltarmos a sermos o que eramos no futebol.

É fácil explicar o que nunca foi inexplicável , basta olhar o passado. Um até breve.

ChangCheng
Enviado por ChangCheng em 09/07/2014
Reeditado em 15/07/2014
Código do texto: T4875213
Classificação de conteúdo: seguro