Caminhos

Eliane Accioly Fonseca poeta, psicanalista e artista plástica, frequenta o atelier do artista Sergio Fingermann de 2010 ao presente. Mestre em psicologia clínica e doutora em comunicação e semiótica pela PUCSP, ao longo de três décadas pesquisa no cotidiano as relações entre a clínica e o fazer artístico, seus ofícios, suas práticas.

Frequentar semanalmente o atelier de Fingermann na duração desses cinco ou seis anos, lhe traz a constatação de que seu método de pintar é intuitivo, o quê não descarta ou esgota suas questões. Por exemplo, pintar se revela para ela um trabalho exigente que convoca a consciência da artista passo a passo e a cada instante; pois, não se trata de apenas pintar, mas de saber e compreender como pinta o que pinta. Como também não se trata de aprender teorias ou técnicas. Precisa, antes, aprender a ver; e o que é isso? Olha a obra de pintores contemporâneos, e ou de diferentes épocas. Olha e observa, maneja pincéis e tintas, rabisca telas, usa as mãos; se apropria da própria experiência de pintar. Novamente, olha e olha e olha. Isto aliado às inquietações de suas pesquisas cotidianas entre a clínica, a arte e a vida. Apossa-se de sua experiência enquanto vida para usá-la na arte e na clínica, assim como para viver.

Por tais veredas podemos dizer as telas, os trabalhos em papel, e os desenhos aqui expostos, frutos de um trabalho árduo com as próprias características pessoais, no desafio de buscar procedimentos estéticos possíveis. Ou seja, na busca por seu método de pintar. Pintando Eliane atravessa as distâncias entre a arte e a vida. Esta primeira exposição é parte da aprendizagem que com gratidão e alegria Eliane oferece ao público.