Minha escrivaninha

Sendas de experimentar pintar

Eliane Accioly Fonseca poeta, psicanalista e artista plástica, mestre em psicologia clínica e doutora em comunicação e semiótica pela PUCSP, ao longo de três décadas pesquisa no cotidiano as relações entre a clínica e o fazer artístico, seus ofícios, suas práticas.

De 2010 ao presente, com seus colegas, frequenta semanalmente o ateliê do artista Sergio Fingermann, tempo em que seu método de pintar revela-se intuitivo. Mas a intuição sozinha não basta, pois, a tarefa pintar convoca a consciência da artista passo a passo e a cada instante. Não se trata, pois, de apenas pintar, mas saber e compreender como pinta o que pinta. E como é isto?

Não há respostas, se as telas dos mestres de qualquer época tocam o invisível, o impossível de dizer. Se a matéria prima do poeta é a palavra que não diz, a única tarefa do pintor trabalhando com tintas e pincéis é construir uma poética. Assim, Accioly Fonseca experimenta, pintar é a experiência que se repete na criação de memórias que não moram no passado; é acolher um traço que fracassa; é viver vigor e exaustão; é a inquietação de deixar o mesmo.

Por tais veredas e processos podemos dizer as telas, trabalhos em papel, e desenhos aqui expostos, frutos de trabalho árduo com as próprias características pessoais, no desafio de buscar o procedimento estético. Ou seja, Eliane persegue seu método de pintar atravessando fronteiras entre a arte e a vida. Esta primeira exposição é parte da aprendizagem que com gratidão e alegria oferece ao público.