ESPERTEZA

Estava na fila de um banco quando se aproximou uma menina, nova ainda, com um nenê no colo. Evidente que pegou a fila preferencial e, quando ela se aproximou do caixa vi um amigo xingando muito a menina, fui ter com ele e pasmem!!! Não era nenhum nenê naquele cobertor e sim, um cachorro. A fila toda indignada com a cena, mas eu tive uma reação de muito riso e fiquei abismado e, confesso que um pouco feliz pela transgressão dela. Achei muita coragem e cara de pau. Mas conversando com uma senhora que também estava na fila começamos a refletir juntos sobre a cena. Comentei com ela que, a moça foi atrevida mesmo, mas infelizmente o brasileiro parece gostar desse negócio de levar vantagem. Ela me repreendeu por estar rindo, daí ponderei com ela, mas qual a diferença dela e das pessoas que dão propina para policiais não multarem eles nas estradas, ou ainda das pessoas que compram CD piratas, ou mesmo do sujeito que toma o lugar de dois carros no estacionamento, simplesmente por desatenção? Ela concordou de imediato comigo.

Falei, lógico que a menina foi atrevida e confesso que me proporcionou risos, mas não tinha muita diferença do sujeito que, ao receber troco a mais no supermercado fica quieto, mesmo sabendo que vai sobrar para a coitada da funcionária e, para aliviar a consciência pensa “o supermercado é rico e eu não”? Evidente que a menina errou, mas foi fundamental para que eu e essa senhora enquanto aguardávamos na fila pudéssemos refletir muito sobre tudo isso. Enfim, ela agiu como “esperta”, mas quem será mais esperta, ela ou o banqueiro que lhe cobra juros extorsivos e gastam fortunas para manterem no Congresso Nacional deputados e deputadas que trabalham única e exclusivamente para defender os interesses deles? E não existe nada e ninguém que possa convencê-los a diminuírem o lucro e contratarem mais funcionários. Ela foi esperta como tantos e tantos brasileiros que só vivem para levar vantagem em tudo, ou não?