A escola é uma prova de fogo para cada indivíduo, que por ela tem o privilégio de passar. Na escola o indivíduo vai para aprender não somente sobre História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências, Literatura, etc.. O indivíduo vai para aprender a conhecer coisas importantes para o bem viver e para a posse do saber. E entre as coisas das quais aprende uma delas é sobre si mesmo. Aprende sobre si, como  é que se concentra, como reage, como compreende. Aprende sobre suas dificuldades e facilidades perante o desconhecido, perante o novo, aprende sobre como é que lida com seus interesses e desinteresses. Aprende, enfim,  sobre o modo do qual usa seu tempo, se é que o desperdiça, ou se o faz valer diante do que a vida lhe oferece e propõe. Aprende a sentir e a descobrir o sentido e o significado das coisas. E como diz o poeta: aprende a viver, ou  somente a passar pela vida sem viver. 
As descobertas são pessoais, portanto, cabe a cada um o interesse em buscá-las para si, de forma que possa auto realizar-se e ser um cidadão autônomo.
Mari S Alexandre
Enviado por Mari S Alexandre em 22/09/2014
Reeditado em 25/07/2015
Código do texto: T4971897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.