Seria o Fim da Alma?

Dizem que a vida é uma realidade muito simples para que a possamos definir. Pode-se, apenas, descrevê-la em sua manifestação pelo movimento espontâneo e imanente, quer dizer, por um movimento que o ser vivo produz por si mesmo, por seus próprios recursos e que tem seu termo imediato no próprio ser vivo, movimento aqui, não apenas no sentido de movimento local, mas de toda passagem da potência ao ato e mesmo de toda operação.

Quando se diz que o ser vivo se move por si mesmo, não se quer dizer que ele seja o principio absolutamente primeiro do movimento. Na realidade, mesmo o movimento que parte dele está condicionado, no seu exercício, por um conjunto de causas de que depende a todo momento. Por exemplo, a árvore cresce e frutifica (movimento imanente, sinal de vida) mas o ato de crescer e de frutificar depende da natureza do terreno e das energias solares. Daí dizer-se universalmente que tudo o que se move é movido por um outro ser, isto é, depende de um outro ser no exercício de sua atividade. Se, então, se afirma que o ser vivo se move a si mesmo, é no sentido de que o movimento não lhe é comunicado mecanicamente de fora (como é o caso do movimento da pedra), mas resulta, sob a ação das causas que o tornam possível, do próprio princípio vital, quer dizer, de dentro mesmo do ser vivo.

A teoria físico-química ou materialista, segundo a qual a vida se explicaria adequadamente por combinações de forças físico-químicas e seria, por conseguinte, redutível a uma propriedade da matéria.

Segundo uns, a alma é o princípio da vida material orgânica. Não tem existência própria e se aniquila com a vida: é o materialismo puro.

Pensam outros que a alma é o princípio da inteligência universal do qual cada Ser absorve uma certa porção.

As teorias religiosas e também, as espiritualistas, dizem que todo corpo vivo é vivo pela presença de uma alma, distinta da matéria corporal. O corpo, enquanto matéria, não é capaz de se mover, como o exemplo da árvore, o seu movimento provém da forma substancial, que, nos seres vivos, recebe o nome de alma.

Quanto aos vegetais e aos animais (seres vivos), as crenças-religiosidades afirmam que a alma desses seres são tão inferior a alma humana, que Deus lhes atribuíram apenas a forma, e nada mais. Por isso, quando eles morrem, sua forma individual deixa de existir e não há a eternidade para elas.

Alguns conceitos criasionista determinam a ALMA como movimento que provém de uma força substancial, de dentro do ser vivo, e completam, tal força é a missão da Alma dada por Deus para ser cumprida na via terrena.

No espiritismo há outras considerações para esta determinação do criativismo: O eterno retorno da alma a cumprir determinas missões para atingir graus de evolução, sempre o espírito se materializa com certo grau de evolução e nunca ao contrário, isto é o que dizem os livros Kardesistas.

Há várias classificações de espírito, desde o espírito possessivo ao brincalhão e essa variação de espírito, muitos não evoluídos, atrapalham, em muito, a missão de outros espírito reencarnados. Como também há outros espíritos com graus maiores de evolução, reencarnados ou não, que possuem uma mente espiritual poderosíssima, extraordinariamente superior à dos que o rodeiam.

E Não há duvida quanto a eternidade após a morte. O que existe é uma indefinição de perspectivas. Enquanto uns acham que, ao morrerem viverão eternamente, outros pensam que permanecerão eternamente mortos. Eu me incluiu no segundo caso.

Mas... Tanto as teorias criacionistas e espíritas afirmam que Deus deu a inteligência ao homem. Notamos e Sabemos que o homem-cientifico-tecnológico-físico-biológico a cada dia, digamos, evolui ou se supera de uma forma espantosa.

A engenharia genética, clonagem humana, pesquisas célula-tronco e cordão umbilical, e, se o homem decodificou o genoma e pode combinar genes de tal maneira, poderia então o homem produzir e fabricar indivíduos superiores e inferiores em escala industrial, tal como Aldous Huxley imaginou em seu Admirável Mundo Novo?

Seria um patamar de auto-determinação jamais alcançado em que segundo alguns, a ciência não só pode desvendar os enigmas da existência, mas pode corrigi-los?

Creio que de tal questão, toda a dimensão da existência da ALMA (dada por Deus ao homem - reencarnação - missões espirituais) estaria negada. Pois esse homem seria um produto tecnológico como qualquer outro produto tecnológico da capacidade de produzir. Como se classificaria a alma e as formas espirituais diante deste processo?

As crenças-religião e o humanismo são formas de domesticação do homem, são técnicas de modelar seres humanos desde Platão, então por que não fabricar e modelar o homem para servir ao mundo e não para servi-se do mundo? Um mundo tal como John Lenon propôs em sua canção Imagine.

Seria então este homem "genético" um artefato de produto, não mais de Deus, mas de um homem fabricante de uma nova identidade, de uma nova humanidade, de um novo mundo contribuindo para melhorar o futuro do Ser e da raça humana?

Seria um novo traço da existência determinado então e somente do homem pelo homem, ou seria um destino evolutivo do homem já traçado por forças invisíveis, por Deus, semelhante ao dilúvio ou algo parecido como aniquilação "daquela" sodomia, que mudaria radicalmente, completamente e definitivamente a trajetória do ser humano?

Tal traço seria uma catástrofe, um momento decisivo da tragédia e da comédia humana, da humanidade, ou neste momento, no momento desta catástrofe, poderia revelar aquilo que até então estava oculto e aquilo que de fato determina o sentido dos acontecimentos, como se tudo se resolvesse de um fim determinante que muda inteiramente o curso dos acontecimentos?

O planeta já ultrapassou o seu limite de sustentabilidade há algumas décadas sem que pudéssemos perceber e o planeta não tem mais como suportar e "sustentar" uma população de mais de 6 bilhões de humanos.

Ainda são tímidas as discussões e ações sobre o controle populacional, mas há uma expectativa para 2025 de 8,5 de bilhões de habitantes no planeta.

[{(Espaço + conflito de interesses) ÷ (nascimento + fome + empregos + expectativa de vida + sistema previdenciário) ÷ Recursos} ] = X

Quais são as técnicas e idéias realistas para se resolver essa equação, achar o xis da questão?

Sem perspectivas de um mundo melhor, com cultos ao ocultismos, com almas-missões-espíritos evoluídos ou não, reencarnados ou não, e tudo o mais, sabemos como tornou-se e como é o mundo hoje, que seus caminhos sempre rumam para a dominação do mais fraco pelo mais forte.

O processo da engenharia genética-decodificadora do genoma, manipulador e destruidor das Almas de Deus, dos Espíritos e da literatura religiosa, colocado nessas especulações, poderia ser uma alternativa de busca de um complemento de um futuro melhor para a humanidade ou seria uma escolha perigosa que nada mudaria ou até pioraria o sentindo da dominação?

A história já produziu algo parecido, o exemplo e a experiência de Hitler. Mas, em escala planejada e melhorada, tirando os efeitos danosos, podia ser algo parecido tal como Aldous Huxley imaginou em seu Admirável Mundo Novo?

Homens produzindo e fabricando homens condicionado com uma determinada função para ocupar um determinado espaço limitado e agir para a sociedade e para o mundo (um mundo tal como John Lenon propôs em sua canção Imagine). Um homem modelado e domesticado em sua forma de poder, de liderar, de pensar, de criar, de desejo, necessidade, carência, emoção, de agir e de reagir.

Mas... de que forma liderar, alinhar e ajustar esses homens fabricados? Com as formas conhecidas e vícios atuais da sociedade, são completamente impossíveis. Para homens produzir homens precisaria criar outros conceitos e formas da razão, de sociedade. Precisaríamos agora criar um outro dilúvio.

Seria uma espécie de realização de uma frase de Nietzsche: "A ciência não só pode desvendar os enigmas da existência, mas pode corrigi-lo"?

Dizem as Escrituras que Deus tem sempre alguma razão para agir, mas seus desígnios são insondáveis, e, é comum ouvirmos que o homem cientifico estão ou querem brincar de Deus.

Mas se Deus deu ao homem a inteligência e fez o homem a sua imagem e semelhança, não estaria Deus revelando ao homem os segredos de todo o universo da criação?