Miopia

Miopia é a dificuldade de enxergar ao longe.

Todos os seres humanos têm miopia, posso afirmar com certeza.

Segundo o grande estudioso do século XVII, Jean Dailé, o homem precisa subir nas costas de um gigante para poder, assim, ver o horizonte, isto é, ver mais longe. Esse gigante nada mais é do que aquele que enxergou com profundidade assuntos que são discutidos atualmente. Ele serve de base para toda a reflexão que fazemos hoje.

Sobem-se nas costas do gigante, ou seja, se nos apoiamos em sua visão do mundo, logo conseguimos não só ver o que o gigante viu, mas conseguiremos ver além do que ele viu.

Quando afirmo que todos têm miopia é porque não se consegue, o ser humano, ver o mundo como deveria ver. Há uma miopia para ver as coisas como elas são realmente.

Portanto, todos têm miopia apesar de não usarem óculos. Não se consegue ver a vida como ela deveria ser vista.

Muito se tem pensado hoje sobre a realidade do mundo, sobre os grandes problemas do mundo, sobre as grandes diferenças do mundo, mas não se faz nada.

O ente humano pode dizer que tendendo ao infinito, não consegue sair do senso comum. Parece habitar no lugar comum.

Ele é bombardeado pelo mundo exterior e os seus sentidos acabam captando coisas que não são reais.

Há uma imposição social de sentimentos, costumes, normas, regras, atitudes, moda e toda a sorte de coisas, de modo que o a maioria da população não consegue fazer uma reflexão sobre as coisas que estão em sua volta.

O que a sociedade faz ao ente é a manipulação do seu eu, da sua vida, da sua história, manipulação essa que em muitos casos, diria eu, na maioria das vezes não é sentida.

Trata-se de uma cultura de massa em que tudo é produzido e vendido para uma mesma vontade, um mesmo desejo. Uma sociedade de consumo onde o ter é prioritário em detrimento do ser. Onde o ser é mais valorizado pelo que tem e não pelo que é de fato.

Pensamos de outra forma, quando questionamos o modus vivendi, logo somos taxados de malucos, logo somos considerados transgressores da normalidade. Para muitos, viver é a arte de ser o que o mundo determina. Mas o mundo deve ser pensado por outra ótica, deve ser visto sem miopia, deve ser questionado para se chegar bem próximo da verdade, da realidade primeira.

Tirar os óculos não é tão fácil assim. É preciso, em primeiro lugar, tentar ver a vida de outra forma, pensar de outra forma, sentir de outra forma, agir de outra forma, enfim, viver de outra forma.

Ver o mundo de tal maneira que o que é certo e é dogma social às vezes não é certo. O que é errado como dogma social, às vezes é certo.

É necessário fazer uma reengenharia das coisas. Buscar ter uma visão contrária àquilo que se pensa ser real. Buscar voltar à origem daquilo que é estudado no momento para tentar pensar diferente.

A humanidade se libertará das trevas oculares quando refletir sobre o que ela representa e como está presa em todo o tipo de amarras.

Chegara o dia em que todos não usaremos óculos porque saberemos de antemão em que lugar encontrar respostas para nossas perguntas e em que lugar encontrar libertação para nós mesmo.

Tire os óculos do preconceito, tire os óculos da igualdade, tire os óculos da padronização, tire os óculos dos modelos sociais, tiro os óculos do desprezo por outrem, tire os óculos da ignorância, tire os óculos quando se vir no espelho e buscar respostas para a sua vida e para a vida dos outros.

Filósofo místico
Enviado por Filósofo místico em 23/05/2007
Código do texto: T498677