Os 190 anos da Igreja São Domingos das Torres

No Litoral Norte do Rio Grande, na cidade de Torres localiza-se um notável exemplar do patrimônio edificado remontando o período colonial, a Igreja São Domingos das Torres. A discussão sobre a preservação, tutela e gestão do Patrimônio Cultural é atual e relevante, no sentido de priorizar suas interfaces entre Turismo e Identidade Local, assim como a delimitação dos conjuntos históricos com legislação específica para coibir sua destruição pela especulação imobiliária. A portaria 05/83 de 03.02.83 do IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) garantiu o tombamento legal da Igreja São Domingos. Em 1820, o naturalista francês Auguste Saint- Hilaire em sua passagem percebe as edificações que estão sendo construídas na vila de Torres: “Como há projeto de se localizar em Torres a sede de uma paróquia, começaram a construir aí uma igreja, da qual até agora existe apenas o madeiramento. Depois de passarmos por essa igreja, chegamos a um forte, cuja construção está sendo ultimada neste momento e junto ao qual se acha o alojamento dos soldados do posto e o do alferes que os comanda. Estas construções estão situadas no lado ocidental do monte, local donde gozei um panorama que se me afigurou mais encantador do que efetivamente era, por causa da monotonia dos areais áridos, batidos. [...]Empregam-se em sua construção, cerca de trinta prisioneiros, tomados a Artigas. À exceção de apenas um, os demais são índios.” Na descrição de Saint-Hilaire, é possível perceber a mão de obra escrava, majoritariamente indígena empregada na construção do Forte São Diogo e da Freguesia de São Domingos das Torres. A capela foi inaugurada no ano de 1824 e a torre só foi concluída em 1898. Temos um testemunho do poder administrativo, militar e eclesiástico com aspectos arquitetônicos singulares com quase duzentos anos! Durante o verão de 2010, uma forte tempestade atingiu o litoral norte, a torre da igreja e a estrutura da parede lateral parcialmente desabaram, comprometendo substancialmente o telhado. Logo em seguida, o processo de conservação e restauração foi efetivado para recuperar o patrimônio edificado que remonta a vila de São Domingos das Torres do século XIX. A população torrense tem o direito de saber detalhes do processo de restauração através de audiências públicas e projetos de Educação Patrimonial cujo principal objetivo seja o incentivo a participação popular nas questões referentes aos diversos bens históricos e culturais e a sensibilização da comunidade para a valorização das peculiaridades locais, a História e a Cultura como a Alma de um Povo.

Publicado no Jornal Litoral Norte RS

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 24/11/2014
Código do texto: T5046912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.