A Luz Rastafari: A coroação do Imperador Haile Selassie

No Brasil, o dia 02 de novembro é lembrado como o Dia dos Finados em homenagem à memória das pessoas que completaram seu ciclo de vida neste plano temporal, como diz o provérbio: “Do pó viemos ao pó voltaremos.” O que fica desta vida são as memórias e prestamos nossas condolências com respeito, pois este dia será comemorado por nós quando voltarmos ao pó. Entretanto, para a Cultura Rastafari este dia é a celebração da Vida e do cumprimento das profecias: a coroação de Sua Majestade Real Haile Selassie I Jah Rastafari, o Rei dos Reis, a Raiz de David, o Leão Conquistador da Tribo de Judá conhecido internacionalmente como o Princípe da Paz. Na década de 1920, o profeta Marcus Moshiah Garvey anunciou: “Olhem para o Leste, olhem para a Africa, quando o último imperador negro for coroado a Redenção estará próxima.” No dia 02 de novembro de 1930, Ras Tafari Makonnem coroado Haile Selassie (O Poder da Santíssima Trindade), assumi o trono da Etiópia lado a lado com sua leal companheira a Imperatriz Menen como a 225° dinastia salomônica em África. Haile Selassie foi um dos idealizadores e proponentes da Declaração dos Direitos Humanos Universais (1948). Ao lado de sua esposa Menen, institui um programa de educação inclusiva voltado para a dignidade humana e os direitos das mulheres e cria a Universidade em Addis- Abeba. Defensor da Causa Africana propõe a auto cooperação dos países africanos explorados e usurpados historicamente em prol de sua autonomia e integração. Toda sua luta estava baseada nos princípios cristãos de justiça social e durante sua trajetória passou por momentos delicados e difíceis como a invasão italiana sob a tutela do fascista Benito Mussolini durante a fatídica partilha colonialista da África. Mas, graças aos esforços da nação etíope liderados por Sua Majestade H. Selassie saíram vitoriosos e expulsaram os italianos tornando a Etiópia o único país africano independente. Em 1960, recebido pelo presidente Juscelino Kubitschek, Selassie visita o Brasil e presta reverência ao país, seu povo e as riquezas naturais. Atualmente, o Movimento Rastafari têm cunho internacionalista, se expandindo por todos os continentes com organizações como a Ordem Nyahbinghi, a Ordem Doze Tribos de Israel e a Ordem Boboashanti disseminando a mensagem que aprendemos com o Altíssimo Jah Rastafari: o Amor Universal.

Publicado no Jornal Litoral Norte RS

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 26/11/2014
Código do texto: T5049345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.