"Indianidades"

Lembrando Darcy, suas definições e explicações:

“índios específicos” – são “os que têm sua própria língua, sua cultura original, seu autogoverno e seu orgulho de si mesmos”. Tem algum por aí, Darcy?

“índios genéricos” – são os que têm cada vez menos “traços distinguíveis da língua que falam” e os que substituíram (ou foram forçados a substituir) seus “hábitos de trabalho pelos usos e costumes das gentes do contexto novo em que se encontram imersos”.

Os “índios genéricos” constituem populações submetidas a “condições de miserabilidade física e desmoralização em que se viram afundadas, pelo efeito acumulativo de enfermidades e da miséria”. São os que representam “populações indígenas tribais (...) que, apesar de enfrentar condições inexcedíveis de perseguição e pobreza, (...) sobrevivem, por séculos, em contato direto com as frentes da civilização (...), reduzidos a uma subgente humilhada e paupérrima, que não se explica como possa, como consiga, como queira viver”.

De fato, desses últimos existem ainda muitos por aí, não é Darcy?

Rio, 04/12/2014

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 05/12/2014
Código do texto: T5059273
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.