No que diz respeito à Cultura, a principal recomendação costuma ser direcionada à leitura. 
Ler é uma atividade muito importante.
Por mais inerte que  esteja o leitor a leitura tem a capacidade  de transportá-lo  do lugar comum para  outras terras, para outras dimensões.
Viaja-se ao ler.  Através de um outro olhar, de uma outra mente, que é a do escritor, podemos observar as coisas de muitas outras maneiras. A mente e o olhar do autor, despertam novos olhares e novas reflexões no leitor, direcionando-o pelos caminhos de novas compreensões.
Ler, bons livros, é fundamental para que seja possível a descoberta  e a transposição de novas fronteiras.
 
Escrever, também é importante.
A leitura ajuda o leitor a raciocinar, a refletir, a interpretar, a pensar com autonomia, a conhecer, a formar sua própria opinião. A leitura enriquece  o vocabulário e  amplia o conhecimento. Dentre tantas coisas que a leitura proporciona, ela ajuda o leitor a escrever.
Ajuda, mas  o “milagre” da escrita somente cada indivíduo pode exercer.
 
Eu sugiro que as pessoas escrevam. A prática leva à perfeição. Portanto, mãos à obra.
É importante escrever, muito mais do que as pessoas possam imaginar.
Escrever nada tem a ver com pretender ser escritor.  Escrever tem a ver com a representação, com a definição e com a expressão  de si como individuo.
Quanto mais se escreve, mais se aprende a escrever.
Quanto mais se escreve, mais se esclarece.
Quanto mais se escreve, mais se faz compreender.

 
Escrever é a arte de dar vida às ideias.
Escrever é a arte de se imortalizar através das palavras.
 
Leia e escreva!

 
Mari S Alexandre
Enviado por Mari S Alexandre em 02/02/2015
Reeditado em 05/02/2015
Código do texto: T5123675
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.