Óperas, guia para iniciantes -
AS ALEGRES COMADRES DE WINDSOR -
Parte III - Histórico
 
Otto Ehrenfried Nicolai na cidade de Konisberg, Prússia, que também é famosa por ter sido o berço do grande filósofo Immanuel Kant.
Nicolai passou grande parte de sua curta vida na Itália e ali compôs quatro óperas no idioma local, o quê, certamente, contribuiu para a popularização de seu trabalho, vez que para lá se dirigiam as atenções do mundo, quando o assunto era a “Grande Arte”.
Contudo, ter feito as suas músicas no idioma nativo não diminui, em absoluto, o seu mérito. O sucesso que Nicolai obteve então se deveu exclusivamente ao seu enorme talento e à sua rara sensibilidade, como bem comprova a aceitação universal que a sua música continua a ter, nesses tempos em que a importância do idioma tornou-se relativa.
Após o sucesso na “Bota”, Nicolai regressou a Alemanha em 1842, já como um compositor consagrado. Em Berlim fundou a Sociedade Filarmônica, que foi o embrião da atual Orquestra Filarmônica de Berlim, famosa em todo o mundo.
Através da “Sociedade Filarmônica” ele deu nova vida ao cenário local da música erudita graças às várias atitudes que tomou, sendo a mais famosa delas, o célebre “Concerto Anual”, cuja renda era destinada aos próprios integrantes da Companhia. Esse Concerto ainda acontece anualmente, sob o nome que recebeu em homenagem ao seu criador: “Concertos de Nicolai”.
A Ópera que vimos aqui é a sua obra mais importante. Foi levada aos palcos berlinenses em 1849 e já na estreia obteve um estrondoso sucesso junto à crítica especializada e ao público em geral, que se extasiou com o divertissement de bailados e coros.
A sua profusa e alegre encenação da famosa comédia de Willian Shakespeare arejou o gênero, que, em regra, apresenta-se solene, pesado, melancólico.
Lamenta-se, todavia, que o compositor pouco tenha desfrutado desse êxito retumbante, já que veio a falecer apenas dois dias após a estreia. A ele, portanto, deve-se registrar o mais profundo respeito e a mais sincera admiração.

 
São Paulo, 24 de março de 2015.

Nota do Autor*Bach é um nome alemão que significa “regato, ribeirão”, tal como Ford, em inglês. O uso de similares teve objetivos óbvios.

Nota do Autor* - Masquérade é o nome dado a um tipo de folguedo italiano que se constitui de cenas com personagens fantasiados ou “mascarados” de figuras mitológicas ou satíricas. Os bailados são acompanhados por alegre e contagiante música polifônica.

Nota do Autor* – Titania e Oberon – a rainha e o rei das fadas e dos Elfos. Shakespeare já os citara em sua peça “Sonhos de uma noite de verão”, onde são as personagens principais.


Lettré, l´art et la Culture. Rio de Janeiro, outono de 2015.