Torres: uma cidade Histórica

O panorama da cidade de Torres é um testemunho da história geológica da cisão continental. A conformação do ambiente propiciou o povoamento primitivo do litoral norte por grupos humanos distintos, evidenciados pelos diferentes vestígios arqueológicos. Inúmeros são os sítios arqueológicos pré- coloniais e históricos na região, como sambaquis, aldeias guaranis, paradeiros caçadores e coletores e petroglifos na zona rural. A variabilidade de sítios arqueológicos comprova o mosaico cultural que compunha o litoral norte. Esta materialidade resulta de um longo processo de povoamento da região proporcionado pelas condições geográficas favoráveis.

O núcleo histórico está localizado na encosta da Torre Norte (Morro do Farol) e compreende a Rua de Cima (atual José A. Picoral) e a Rua de Baixo (atual Júlio de Castilhos). Perfilados no sentido Norte/Sul, nestas duas ruas encontravam-se os sobrados e casarios coloniais. Nesta área foi construída a Freguesia São Domingo das Torres em1824 e a casa n° 1 que pertencia ao Alferes Manoel Ferreira Porto, para citar apenas as edificações mais antigas. Na porção superior, em meia encosta, foram fixadas as fortificações de Torres, iniciando sua implantação em 1777. Provavelmente, a Guarda e Registro estava fixada na porção inferior que afunilava no caminho que cortava a vila entre a lagoa (Violão) e a falésia norte.

Na parte meridional, na Praia da Cal existiam fornos de processamento de matéria-prima para a construção civil, primeiramente uma olaria e logo após as caieras. Associado à este sítio, uma área de extração de argila para a olaria. Entre a praia da Cal e a Guarita, na Torre do Meio (Morro das Furnas) na face leste da elevação, há um sítio muito interessante associado ao Datum Altimétrico ou Marégrafo de Torres. Na Praia da Guarita encontram-se os vestígios da área de extração das rochas e do quebra-mar pertencente ao Porto de Torres, projetado na primeira República durante o governo de Deodoro da Fonseca, em 1890. Em relação ao patrimônio edificado existem outras áreas de interesse histórico: o Farol de Torres, o Cine Ronda (atual SENAC), o Salva-Vidas no calçadão da Praia Grande, a Ponte Pênsil, os Molhes do Mampituba, o Abrigo da Praia Grande, os prédios antigos de veranistas e dos primeiros hotéis, diversas casas e chalés da Prainha, Praia Grande e Praia da Cal que remontam à história do turismo de veraneio em Torres.

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 16/04/2015
Código do texto: T5209497
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.