A Lya Luft exagera em sua declaração de que “sofremos com alguns enganos consagrados como: “O trabalho enobrece”. Ela também diz: “O trabalho não enobrece, pode ajudar a dar sentido à vida, a sustentar uma existência digna, ou pode embrutecer.” E ainda se arriscou a dizer que: “O que nos enobrece são pensamentos e atos nobres, o que é difícil”.
Vamos lá: Se algo dá sentido à vida, supõe-se que este algo é nobre. O trabalho é algo que não se pode abrir mão, pois é dele que vem o sustento físico e espiritual. O ser humano  poder se sustentar e até sustentar uma família, ou alguém em necessidade extrema que esteja impossibilitado de fazer o mesmo, é isso é um ato nobre construído através de pensamentos nobres.
Fazer doações e contribuições aos  necessitados é um ato nobre gerado de um pensamento nobre que foi proporcionado pelo enobrecimento que proporciona o trabalho.
O ser humano sem trabalho não pode conquistar uma vida digna onde possa gerar pensamentos e atos nobres. Tanto é que existem  mendigos e  pessoas dependentes por estarem impossibilitadas de trabalhar por diversas razões, que podem ser  até por problemas físicos ou mentais. 
A nobreza do trabalho está em possibilitar ao homem a libertação de si mesmo e da sociedade em que vive. Nessa libertação os pensamentos se enobrecem e possibilitam à escolha de atos nobres, pois somente o homem pode garantir as boas escolhas, pois é dele que elas dependem.

O trabalho dá ao homem todas as chances de uma vida digna, cabe a ele fazer bom uso dessas chances.
Quanto ao embrutecimento ao qual a Lya Luft se refere, não   acredito que tenha a ver diretamente com o trabalho, mas sim com a carência de educação tanto familiar como escolar. Até mesmo o homem da enxada pode ter no rosto um sorriso meigo e gratidão ao Senhor pelo que faz com a mesma.
 
É tão estimulante quando ouço uma mulher dizer: “Colhendo café na roça consegui educar e formar  meu filho em um médico. Sinto-me gratificada e agradecida por essa conquista”.
 
Eu valorizo o trabalho pois foi graças a ele que pude educar  meus filhos e me educar. Foi graças a ele que posso viver uma vida tranquila. Meus pensamentos são nobres e nobres são minhas ações porque pude com dignidade trabalhar e me orgulhar dos resultados do meu trabalho.
Sentir-me-ia presa em mim mesma e, também, presa na crença da impossibilidade de realizações, não fosse pelo meu trabalho.
 
Portanto, nessa eu discordo, veementemente, da Lya. 
Mari S Alexandre
Enviado por Mari S Alexandre em 14/07/2015
Reeditado em 15/07/2015
Código do texto: T5310385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.