Livros que devriam ter sido escritos e escritores idos...

Que tal começar com uma invenção., minha ou de quem plagiar ou renegar que fui eu e tal? Dou a liberdade, mas com reservas...

E se eu escrever por ora os livros que EU acho que deveriam ter sido escritos por autores agora já sumidos ou quase lá? Estou livre em dizer e que isso é invencionice pura de mim mesma, com temores de plagiarem a coisa e disseminar o feito...

Na verdade quero expor com liberdade total o que deveria ter sido ou o que deveria ter sido lido, se acaso os seu autores não morressem em seu tempo ou momento e continuassem por mais tempo na Terra. Isso me veio à cabeça há anos, e bota anos nisso, desde que li uma revista MAD com uma paródia sobre alguns exóticos livros que seguem essa premissa:"Os Livros que deus me Livre!" e era engraçadissima! Foi uma tirada num tempo em que lia e colecionava a revista MAD e outras tantas de humor colegial ou algo maior que isso - Pancada, Clic, etc...

Pelo que sei foi algo divertido retirado de alguma MAD americana da época ou anterior. E por anos a fio queria ter feito uma lista ( à mão ou datilografada ) de livros que fossem assim: jamais escritos e que tem títulos coerentes com a vida e profissão do autor antigo, novo ou desconhecido. Seria o máximo rir disso, mas não passou de ideação juvenil faz tempo, dado o quanto queria debochar do que visse e nunca foi ao papel. Ficou comigo essa coisa da lista efêmera ou divertida do fato. E aos anos passarem, vi que a cada vez que lembrava não podia alcançar quem gostasse da pilhéria por escrito de minha parte...até agora, né?

Como já estou ano e meio na WEB já sabendo tudo por atacado, após anos querendo processadores de textos nas máquinas anteriores que eu tive em mãos nos anos 90, TK90 ou MSX! Interent estava longe de meu encalço em 1989 e sempre tive computadores pessoais medianos pra fazer essa tal lista. Eu usava "eles" para criar banners, jogar games, ter e expor idéias e escritos pessoais relevantes, assim por diante. Mas com o PC "desgringolei" de vez e aprendi MUITO, em todas as formas de recursos mediáticos e software garantido pra fazer isso ou aquilo. E foram anos a mais pra praticar e elevar o que eu mais queria: escrever na WEB, desenhar no Photoshop as minhas coisas e mudar imagens, etc e tal, e a realidade de refazer minhas antigas concepções veio a calhar.

Desses anos, mais os que agora faço pra explorar a Internet e conhecê-la a FUNDO (!) e mais outros fatores, finalmente estou fazendo coisas boas além de jogar ou baixar animes ( hentais e cartoons, todo o resto que adoro como eterno CDF que sou -a-ham, tossi... )!

Noutro dia me veio a idéia de escrever a lista que outrora me instigava anos a fio. Uma listinha inicial já até fiz, mas timidamente, quase pedantemente, eu diria. Uma lista sobre os livros que poderiam existir numa Biblioteca Borges ou do tipo, lugares tão prenhes de subjetividades por escrito ou algo mais que isso assim. E de livros e autores que conheço bem ( e que a cada dia tem novos a descobrir e reconhecer, e o que sei muito sobre deles ) com temática do que poderia ter sido, elaborado ou algo maior. O dilema era que deveria também dissertar LONGAMENTE sobre o teor e a meta do escritor ao atingir seu público que desconheço ou terceiros interessados na idéia. Cada livro então teria seu nome, descrição e autoria inegáveis, ma SE isso fosse assim ou assado, e etcetera de novo...

Pensei bem e a solução simples me acorre sempre. Só o nome, a história em si e do que autor é por si mesmo. E, digamos, comecei assim:

"As Maravilhas que Alice conta e ninguém escuta mesmo" de Lewis Carroll,

...e quem saberia dos detalhes?

Ao leitor, pensei, deixaria a idéia de como seria o seu literato conteúdo, por mais que eu me esforce em dissertar e comentar, mas com texto suplementar pra dizer o que penso COMO DEVERIA de ser e vai por aí. Um nome, Uma ( ou a ) idéia e um autor! O resto é imaginação e distopia de conceitos, totalmente livre pra se elaborar o que deve ou não ser dito. E vou por isso em prática, por despeito e vontade antiga de fato. Mas por agora terei de ser singelo e simplista e colocar só a obra e um nome conhecido, como achei desde o começo. E, claro, fora de ordem pra meu deleite antigo.

Começarei assim, então:

"A Epopéia de Sândalo" - Homero

"Ida à Austrália em um Semestre" - Júlio Verne

"Compromisso Fraternal sem Crime" Victor Hugo

"Guru em sua Senda" - Stendhal

"O Correr de um Rio Sangue" - Edgar Allan Poe

"Fantasia Esquimó" - Honorè de Balzac

"Arqui Homo" - Nietchze

"Fruta com Olfato Inesquecível" - Marcel Proust

"O Sétimo Bangalô" - Pierre Boulle

"Barão Montesino" - Jean Jacques Rosseau

"Calíope de Vesúvio" - Sêneca

"Variações Tonais da Sinfonia Celeste" - Plotino

"Denise Norte, Embalada Sorte" - Jorge Amado

"O Poder da Fraqueza Chicana" - Carlos Castaneda

"Origem dos Espécimes Trans-Atlânticos" - Darwin

"Admirado Habitante do Nôvo" Aldous Huxley

E assim vai, mas parecem variações de temas de um rebuscado retorno ao símile de seus textos originais já feitos! E evitar isso demanda tempo e arriscar quase palpites, embora seja divertido e antes incomum. MAs como quero melhorar isso pra evidenciar o que pode ter sido e seria:

"Desventuras Naturais no Pacífico" - Júlio Verne

"Biologia Da Origem, dos Animais de Sangue Quente" - Darwin

"Isca Entendiante e o Velho com o Mar" - Ernest Hewinghway

"Um Dia Nervoso" - Edgar Allan Poe

"Vasto Império bem Vestido" - Honoré de Balzac

"Além deste Combate" - Adolf Hitler

"Gigante é Esfomeado" - Alexander Dumas

"A Prisão das Ilhas" - Victor Hugo

"Orlando Entendiado" - Voltaire

"O Animal de Estimação de Madeira para o Filho" - Carlo Collodi

"Céu Ostentado de Lábaros" - Mishima

"Piratas no Porto de Londres" - Jonathan Swift

"Redenção de Ahab" - Herman Melville

"Passos a Cada Jogo Futuro" - Herman Hesse

"Embalado Catalão, e Juventude" - Jorge Luis Borges

"Universo Celacanto" Soldado desconhecido

"Fundadores Antigos Demais" - Isaac Asimov

"Um Koala" - Edgar Rice Burroghs

"Pertencido Além da Volta" - Herbert Spencer

"Trens e Crimes no Alasca" - Agatha Christie

"Fu-Manchu no Ocidente Lá Fora" - Sax Rohmer

"Impávido, Montado" - Mary Shelley

"O Rei que Foi Homem Como Ele Detestava" - Rudyard Kipling

"Na Estrada em Roncador" - Messias de Melo

etc...

E não está perfeito, mas noutros artigos ou ensaios demandarei esforços em rever esta "literatura" e falar mais, além de completar a lista definitiva. ( continua )

Jurubiara Zeloso Amado, Francisco Carlos Amado e pai/mãe de Avataras
Enviado por Jurubiara Zeloso Amado em 29/07/2015
Código do texto: T5328382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.