A Evolução da Consciência Situacional

Esse texto tem características bem diferentes do que costumo escrever aqui, tem um caráter mais racional, filosófico, escrito mais pela cabeça do que pelo coração.

Boa leitura.

O planeta em que vivemos vem sofrendo mudanças desde seu surgimento, fazemos parte de um pequeno trecho cronológico de um total de aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Tudo vem se modificando durante todo esse tempo, tudo está em movimento, e só conseguimos chegar até aqui graças a essa metamorfose generalizada.

Então poderíamos pinçar diversos pontos desse sistema para analisar e discutir seus teoremas, teorias e hipóteses, mas o que trago aqui hoje é a oportunidade de pensarmos em nosso pequeno trecho desse enorme empreendimento orgânico que é a vida. Vamos focar na nossa existência e no período em que efetivamente vamos fazer parte desse projeto gigantesco.

Quero que pense comigo sobre a nossa consciência situacional, fazendo uma pequena e rápida viagem desde o Universo até o que você representa como ser humano.

Ao longo do tempo, em meio as adaptações necessárias para sobreviver, quero chamar atenção para um detalhe importante e invariável que nos fez chegar até aqui, a habilidade de compreender onde estamos e que recursos podemos utilizar para garantir nossa sobrevivência. Os seres vivos em algum momento precisaram evoluir para continuar existindo, aos que não possuíam a habilidade ou possibilidade de locomoção, foi necessária a transformação de sua estrutura original, aos que possuíam a habilidade e possibilidade de locomoção, foi necessária tanto a metamorfose como o deslocamento para outro sítio habitacional com melhores recursos.

Trazendo para nossa realidade, quero instigar o pensamento de auto analise para que possamos verificar se estamos atuando na melhor performance que poderíamos com os recursos que nós temos, e no lugar aonde estamos. Reconhecer nossos pontos fortes e oportunidades de melhoria no intuito de modificar nossa estrutura, se não pudermos nos locomover, ou então mudar para outro lugar que possa oferecer melhores subsídios para a vida. Essa mudança deve ocorrer primeiramente no nosso pensamento, porque é de acordo com nosso pensamento que vamos ser capazes de traçar nossas metas e objetivos e tomarmos atitudes para sermos mais eficazes. Se o pensamento estiver corrompido, incompleto ou sem a abrangência de todas perspectivas possíveis, estaremos fadados ao insucesso.

Tomar ciência da situação em que nos encontramos é fundamental, como por exemplo em que contexto social, político e financeiro nos encontramos, já que estamos tratando de seres racionais, que além da habilidade de locomover e agir, temos a habilidade de pensar, escolher, preferir, diferente dos outros seres vivos que contam com o instinto e acaso ao invés. Como evoluir algo que desconhecemos? É de suma importância a constatação de nossa consciência situacional.

Depois de estudar estas questões propostas nesse texto, não devemos permitir a estagnação de nossa consciência. Independente de onde estivermos, do contexto que pertençamos ou da vida que estamos vivendo, a consciência situacional deve sempre evoluir, e isso vai potencializar nossa condição de vida e incrementar tudo aquilo que podemos contribuir para nossa satisfação pessoal, nossa família, as pessoas que nos cercam, e nesta crescente, até quem sabe, com nossa pequena faísca de vida, contribuir de alguma forma para nosso Universo.

Obrigado pela leitura.

Henrique Menezes
Enviado por Henrique Menezes em 27/08/2015
Código do texto: T5361024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.